CULTURA

Peça usa metáfora dos "zumbis" para debater temas como xenofobia, preconceito e violência

A peça “Mortos-Vivos – Uma ex-conferência” entra em cartaz nesta quinta-feira (13) no Teatro Ipanema no Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Guerra de polaridades que assola o Brasil e sensação de fim de mundo são fios narrativos de “Mortos-Vivos – Uma ex-conferência” - Foto: Francisco Costa

O espetáculo “Mortos-Vivos – Uma ex-conferência” entra em cartaz no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, a partir desta quinta-feira (13). A peça parte de uma metáfora de “zumbis” para  tratar de temas considerados centrais na sociedade contemporânea como xenofobia, fascismo, preconceito, tortura e a atração pela violência.

Para o diretor e ator Renato Linhares, que está há 13 anos no grupo carioca teatral Foguetes Maravilha, que assina o espetáculo, o morto-vivo serve de metáfora para discutir as relações sociais no Brasil da atualidade, em que o convívio com a diferença tornou-se algo difícil de ser exercitado. 

Saiba mais: Com mais de 5 mil expositores, Fenearte homenageia os 30 anos do Movimento Manguebeat

"O zumbi é sempre o outro, aquele que é semelhante, mas alienígena, aquele que nos ameaça com sua presença. Para enfrentá-lo, todas as armas são permitidas: o isolamento, a agressão, até a destruição completa", pontua.

Com humor rasgado, muita ironia e discursos teóricos, os Foguetes Maravilha trazem para a cena a guerra de polaridades que assola o Brasil aliada a sensação de fim do mundo. 

“Durante todo o espetáculo fazemos questionamentos ao público traçando paralelos éticos e políticos, pois o teatro ainda consegue ter a magia de reunir em um mesmo espaço pessoas com posicionamentos ideológicos distintos, sem que isso necessariamente se torne um embate carregado de discursos de ódio. O teatro é um espaço transformador, que promove o pensamento coletivo. Talvez por ser historicamente um território que permite o convívio de ideias contraditórias”, comenta Linhares.

Leia mais: Quais são os desafios de Dilma no Novo Banco de Desenvolvimento?

A montagem é uma espécie de conferência à beira do abismo, em que quatro especialistas analisam a crise que tomou o mundo e instruem os espectadores sobre estratégias de sobrevivência. O mundo como era antes acabou. Não há mais governo, sinais de trânsito, produtos de supermercado, etiqueta social, amenidades. O que resta é a sobrevivência, e um dos questionamentos colocados ao público é: “do que estamos dispostos a abrir mão para garantir a nossa sobrevivência?”.

Serviço:

“Mortos-Vivos – Uma ex-conferência"

Quando: 13,14, 15 e 16 de abril de 2023

Dia/ Hora: (qui, sex e sáb às 20h; dom às 19h)

Onde: Teatro Ipanema (R. Prudente de Morais, 824 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, 22420-040)

Telefones: (21) 2523- 9794

Ingresso: R$40/ R$20 (vendas online pelo Sympla)

Faixa etária: 14 anos

Duração: 90 min

Gênero: Comédia

:: Lula viaja à China para ampliar relação comercial e buscar paz na Ucrânia ::

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister