Líder ambiental

Revista 'Time' inclui Lula na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo

Em texto assinado pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, a revista destaca Lula como 'campeão do clima'

|
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes de 2023 da revista estadunidense Time. A seleção, realizada anualmente e divulgada nesta quinta-feira (13), destaca o brasileiro na seção dedicada a líderes mundiais.

Lula aparece ao lado dos presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Colômbia, Gustavo Petro, e do chanceler alemão, Olaf Scholz, entre outros. Compilada desde 2004, a lista aponta personalidades globais de diversos setores – da política à cultura, ativismo e tecnologia – que se destacaram de alguma forma ao longo do período de um ano, seja positiva ou negativamente. A revista justifica a escolha pela posição de Lula em defesa da proteção da Amazônia e do meio ambiente.

O texto dedicado ao presidente brasileiro é assinado por Al Gore, vice presidente dos EUA nos dois mandatos de Bill Clinton (1993-2001), que o descreve como um climate champion. Em tradução livre, um “campeão do clima”, pela liderança na causa ambiental. “Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo”, observa Al Gore. “Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade”, acrescenta.
Três vezes na lista

Também ativista ambiental, Gore lembra no texto que o Brasil, nos últimos anos, veio registrando um “crescente desmatamento e incêndios florestais” que estão transformando o papel da Amazônia de sumidouro de carbono para uma “fonte líquida de emissões”. “O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior”, afirmou.

Essa é a terceira vez que Lula aparece na lista de mais influentes da Time, repetindo o destaque dado durante o primeiro e segundo mandatos presidenciais. Em 2004, foi chamado de “porta-voz do mundo em desenvolvimento”. Já em 2010, como um “autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana que buscava guiar o Brasil em direção ao Primeiro Mundo”, conforme descreveu o documentarista Michael Moore. 

Brasileiros influentes

Além de Lula, a ex-presidenta Dilma Rousseff esteve na lista da Time das 100 pessoas mais influentes, em 2011. Já em 2022, foi a vez da líder e ativista indígena Sônia Guajajara, hoje ministra dos Povos Indígenas do governo Lula, e do cientista Tulio de Oliveira, um dos responsáveis pelo sequenciamento da variante ômicron da covid-19 figurarem entre as personalidades do ano. Ao todo, 15 brasileiros já participaram da lista da revista, que recentemente incluiu a atual ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Ele não

Por sua vez, em 2021, foi a vez do ex-presidente Jair Bolsonaro ser destacado pela revista, porém negativamente. As investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os comentários mentirosos e errôneos, associando a vacina contra a covid-19 à possibilidade de se contrair Aids renderam ao extremista de direita a citação pela Time como “personalidade controversa”. Em dezembro, a Polícia Federal concluiu que houve crime à saúde pública naquela fala de Bolsonaro.