conheça a luta

MST recebe visitantes na Escola Nacional Florestan Fernandes no sábado; saiba como participar

Evento terá café da manhã, debate sobre reforma agrária, atividades culturais e almoço

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A ENFF fica em Guararema (SP)
A ENFF fica em Guararema (SP) - Michele Gonçalves/Brasil de Fato

A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) abre suas portas neste sábado (22) para visitantes que desejam conhecer a estrutura e participar de um debate sobre o tema da reforma agrária. As inscrições para quem deseja participar estão abertas (saiba detalhes no fim deste texto).

As atividades acontecerão durante todo o dia. A programação começa com a realização de trabalhos voluntários, a partir das 8h, e terá, ainda, café da manhã, almoço, atividades culturais e visita guiada, além do debate. A ENFF fica na cidade de Guararema (SP), a cerca de 70 quilômetros da região central da capital paulista.

O convite para o evento é aberto para todas as pessoas que desejam conhecer a luta e as ações do MST. Serão apresentadas as ações que estão sendo preparadas para celebrar os 40 anos do movimento, que serão completados em 2024.

O debate programado para este sábado vai falar sobre as ações que o movimento tem realizado em seus territórios e o atual cenário da reforma agrária. A atividade contará com participação de Rosmeri Witcel e Miguel Stédile, ambos integrantes do MST.

"O modelo do agronegócio é um modelo que não consegue produzir sem o uso intensivo de veneno, e gerando poucos empregos. Isso recoloca o tema da reforma agrária em pauta, e nós do MST queremos debater uma reforma agrária popular, que produza alimentos saudáveis para alimentar a população brasileira", disse Stédile ao Brasil de Fato.

Para participar da atividade deste sábado, é preciso preencher a inscrição no formulário disponível neste link. O MST sugere uma colagoração simbólica de R$ 60, que deve ser feita por Pix ou depósito em conta (informações detalhadas abaixo, após a programação). Quem não tem condições de realizar a contribuição, deve entrar em contato por e-mail ([email protected]) ou telefone (11 95454-7841, falar com Sara).

Programação

8h - Trabalho Voluntário nas dependências da escola
9h - Café da manhã
10h - Debate: O MST e a atualidade da reforma agrária, com Rosmeri Witcel e Miguel Stédile
12h30 - Almoço (feijoada)
13h - tarde cultural: roda de samba, futebol e atrações para crianças
13h30 - Visita guiada às instalações da ENFF
18h - Encerramento

Serviço
Visita à Escola Nacional Florestan Fernandes

Sábado - 22/04
Das 8h às 18h
Inscrições pelo formulário neste link
Contribuição simbólica: R$ 60,00
Pix (CNPJ): 11453647/0001-95
Ou depósito em conta: Caixa Econômica Federal, Agência 0689; Conta 1539-5, OP 003; CNPJ: 11453647/0001-95

Endereço: Rua José Francisco Raposo, nº 1.140, Bairro Parateí, Guararema - SP - o transporte até a Escola fica por conta do visitante.

Edição: Rodrigo Durão Coelho