TEATRO

Ilíada está nos palcos de Curitiba na Língua Brasileira de Sinais

O espetáculo é resultado de um trabalho iniciado há 10 anos em um diálogo contínuo com a  comunidade surda

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O ator Jonatas Medeiros interpreta em Libras o poema narrado em português - Divulgação / Gilson Camargo

Em uma iniciativa inédita, um dos grandes clássicos da Grécia Antiga foi traduzido e interpretado na Língua Brasileira de Sinais. Ilíada em Libras – Canto I estreou na quinta-feira (20/4), no Teatro Novelas Curitibanas, e fica em cartaz até 30 de abril, com sessões gratuitas. A montagem é da Cia Iliadahomero em parceria com a Fluindo Libras, uma produtora cultural que atua na tradução de Libras para cinema e espetáculos teatrais.

Leia também: Peça teatral PENéLOPE discute relações familiares e convida mulheres à reflexão em Curitiba

"Ilíada em Libras" tem direção de Octávio Camargo (ouvinte) e Rafaela Hoebel (surda), que realizam a montagem teatral do Canto I do poema clássico de Homero traduzido e performatizado na Língua Brasileira de Sinais. O espetáculo é resultado de um trabalho iniciado há 10 anos em um diálogo contínuo entre comunidade surda e ouvintes em um núcleo conhecido como Sala 603, e que já rendeu espetáculos teatrais que contemplam a experiência artística surda. Entre os exemplos estão ‘Giacomo Joyce’ (de 2017),’Surdo Logo Existo’ e ‘Os 50tões’ (ambas de 2019).

No palco, o ator Jonatas Medeiros interpreta em Libras o poema narrado em português, na tradução de Manuel Odorico Mendes, por Fernando Marés, que também assina a cenografia do espetáculo. A iluminação foi concebida pelo renomado iluminador Beto Bruel e será executada nesta temporada por Fernando Dourado.

:: Presença feminina cada vez maior indica o futuro do congado, diz pesquisadora ::

Em 10 anos de pesquisas e processo criativo para chegar ao espetáculo, foi constatado o ineditismo da proposta. “Nunca tivemos uma Ilíada Surda. A perspectiva que se abre, e que está apenas no início, é de um gesto decolonialista”, aponta o diretor Octávio Camargo.

Serviço

Espetáculo ‘Ilíada em Libras – Canto I’
Local: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge ( Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – Centro)
Datas e horários: temporada de 20 a 30 de abril, de quinta-feira a domingo, às 20h.
Entrada gratuita

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lucas Botelho