Trocas

MST e Expressão Popular doam livros para biblioteca da Universidade de Agricultura da China

Diálogo com entidade chinesa visa o intercâmbio de conhecimento e a aquisição de maquinário para o campesinato do Brasil

Brasil de Fato | Pequim (China) |

Ouça o áudio:

Cerimônia de entrega de obras publicadas pela Expressão Popular à Universidade de Agricultura da China - Juliet Xiao

A biblioteca da Universidade de Agricultura da China (UAC) recebeu uma doação de 32 títulos da editora Expressão Popular. As temáticas dos livros vão desde o histórico e a atualidade da questão agrária no Brasil, como as coleções As Experiências Históricas de Reforma Agrária no Mundo e Questão Agrária, à história e aprendizados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como Pedagogia do Movimento Sem Terra e A Produção Ecológica de Arroz e a Reforma Agrária Popular.

A cerimônia de doação foi articulada pela Associação Internacional de Cooperação Popular, conhecida como Baobab. Nos últimos dois anos, a entidade vem promovendo o intercâmbio entre movimentos e organizações do campo no Sul Global com a UAC, buscando fortalecer a agricultura camponesa, a soberania alimentar, a agroecologia e o cuidado com a natureza.

A UAC é a segunda mais importante instituição de pesquisa e ensino em agricultura do mundo. Ela foi criada em 1905, e atualmente possui 12 mil estudantes de graduação distribuídos em 66 cursos, e mais 9 mil estudantes de pós-graduação matriculados em algum dos 32 mestrados ou 21 doutorados da instituição. Do total de estudantes, cerca de 500 são estrangeiros.

A biblioteca da UAC é uma das principais do país. Possui quase 2 milhões de livros físicos e outros 1,5 milhão de documentos eletrônicos. Também conta com um departamento exclusivo para livros estrangeiros, o Centro Nacional de Livros Didáticos Estrangeiros em Agricultura, com mais de 8 mil publicações.

Essa doação foi proposta durante visita do dirigente nacional do MST, João Pedro Stedile, à universidade junto à governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, nos marcos da visita de Estado do presidente Lula, em abril. “Esse foi um momento histórico de fortalecimento das relações entre os camponeses brasileiros e a Universidade de Agricultura da China”, disse Neuri Rosseto, dirigente nacional do MST que esteve presente no ato realizado na última quinta-feira (11).

:::  Lula na China: um balanço da viagem e expectativas para a relação entre os dois países ::: 

Em setembro do ano passado, o Consórcio Nordeste assinou um memorando de entendimento com as entidades B&R Instituto Internacional de Inovação de Equipamentos Agrícolas e Agricultura Inteligente — uma plataforma de cooperação e inovação internacional sob a liderança da UAC —, e a Associação de Fabricantes de Máquinas Agrícolas, para a troca de conhecimentos e o fornecimento de máquinas agrícolas adequadas à agricultura camponesa.

Com a doação, a biblioteca da universidade chinesa conta agora com livros de dois dos maiores cientistas brasileiros: a coletânea de obras da professora Ana Maria Primavesi e títulos do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado. Os impactos produzidos pelo agronegócio também poderão ser melhor conhecidos a partir de livros como Dossiê ABRASCODossiê contra o Pacote do Veneno

*Coordenador para América Latina da Associação Internacional para a Cooperação Popular (AICP).

Edição: Vivian Virissimo