18 de maio

Luta antimanicomial: desfile em Belo Horizonte foca na esperança

Escola de samba “Liberdade ainda que tam tam” desfila a partir das 13h30, com concentração na Praça da Liberdade

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
A escola de samba “Liberdade ainda que tam tam” é a maior manifestação artística antimanicomial do país e acontece desde 1996 - Foto: Reprodução/Facebook Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais

O desfile atemporal da escola de samba “Liberdade ainda que tam tam” marca em Belo Horizonte, em mais um ano, a data de 18 de maio como o Dia da Luta Antimanicomial. Com o tema “Plantando esperança, reflorestando o amanhã: pessoas são para dar frutos doces e tantans”, a manifestação artística acontece a partir das 13h30 na Praça da Liberdade, região central, e segue em cortejo até a Praça da Estação, na quinta-feira (18).

O ato é um autêntico desfile carnavalesco com fantasias, alas, pequenos carros alegóricos e samba-enredo. Tudo é criado pelas usuárias e usuários dos serviços de saúde mental de Minas Gerais, familiares e trabalhadores da rede. O samba-enredo do ano, “O pulo do cavalo azul ninguém cancela”, foi criado pelo Centro de Convivência Barreiro.

Os nomes das alas deste ano trazem alguns recados da luta antimanicomial: “O povo que não conhece sua história está condenado a repetir o passado e a feiura do manicômio”, “Dê-lírios: nada de nós sem nós”, “Das favelas aos ianomâmis, seu ancestral é uma criança”, “Espinhos pelo caminho, ervas daninhas pelo chão: redução de danos é ética de cuidado em liberdade. Proibicionismo é morte e destruição” e “Sem anistia, sem milico: não arredar o pé da luta, buscar no fundo da loucura a semente da liberdade”.

A denúncia dos retrocessos ao serviço de saúde mental e ao Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos objetivos do protesto.

Tratamento em liberdade

Há 30 anos, o movimento antimanicomial – pelo fim dos hospícios e pelo tratamento em liberdade – começou a revolucionar a lógica de tratamento na capital mineira, ao inserir a arte e os serviços de “muros abertos”.

Os médicos, psicólogos e profissionais da área continuaram a atender, mas agora ao lado de centenas de monitores artísticos. No lugar dos manicômios, foi construída uma rede de atendimento que fornece acompanhamento psicológico, oficinas, abrigamento, distribuição de remédios e internações quando necessárias. A pessoa continua trabalhando e vivendo com a família, e pode acessar os serviços quando e quantas vezes precisar.

Formou-se assim a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que integra o SUS, fruto da Reforma Psiquiátrica no país. Com a inclusão da arte, Belo Horizonte se tornou referência no tratamento da loucura. Centros de convivência se transformaram na “casa” de usuários e ampliaram em 50 vezes o número de locais de atendimento.

A escola de samba “Liberdade ainda que tam tam” é a maior manifestação artística antimanicomial do país e acontece desde 1996.


 Foto: Reprodução/ Facebook Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais

Cenário de retrocessos

O contexto político brasileiro influenciou o caminho dos serviços de saúde mental. Em 2017, já com o governo de Michel Temer (MDB), a portaria 3.588 do Ministério da Saúde dispôs importantes alterações na Rede de Atenção Psicossocial, fortalecendo a tendência à volta da internação massiva.

A portaria ainda não foi revogada e, na opinião de Lourdes Machado, presidenta do Conselho Estadual de Saúde (CES) de Minas Gerais, não deve ser tratada com indiferença.

“Sobretudo porque diz respeito à cidadania e à liberdade do cuidado para as pessoas em sofrimento mental e usuários em uso problemático de álcool e outras drogas”, argumenta. “O foco [da portaria] contraria a cronologia, os preceitos do modelo psicossocial e das reformas sanitária e psiquiátrica”, completa. Segundo Lourdes, a portaria foi editada “sem qualquer discussão prévia com o conjunto dos atores que atuam no campo no país, bem como sem a avaliação e aprovação do Conselho Nacional de Saúde”.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A rede sofreu ainda um desfinanciamento nos últimos anos, segundo Lourdes, que é também coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica do CES-MG e ex-presidenta e atual conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG). Recursos, que já eram poucos, foram direcionados a equipamentos privados de características manicomiais, muitos deles de natureza lucrativa ou ligados a entidades religiosas.

Plantando esperança, reflorestando o amanhã

A eleição de Lula para a presidência da República, em 2022, deu nova expectativa ao movimento antimanicomial. Para Lourdes, são urgentes o fortalecimento e a sustentação da política pública de saúde mental, álcool e outras drogas, conforme a Lei 10.216, de 2001. Além disso, para ela, é necessário o aumento do incentivo financeiro aos serviços substitutivos e aos Centros de Convivência, além da revogação de portarias sobre atacam o tratamento antimanicomial.

Todo o cortejo é organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental (FMSM), pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental (Assussam) e pelaa Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), com apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG).

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa