Arte e loucura

Luta Antimanicomial: museu no RS reúne obras de oficina do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Exposição será inaugurada nesta quinta-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A mostra convida a problematizar questões sobre arte, liberdade e loucura - Foto: Sabiá Cultural

'Essa coisa que Pulsa' é o nome da mostra que entra em cartaz no Museu da UFRGS nesta quinta-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A visitação é gratuita e segue até 7 de julho. Entre as atividades da programação, estão encontros e debates - entre eles, Ricardo Resende, curador Museu Bispo do Rosário -, além de sessões de cinema com a temática da loucura na Sala Redenção.

As obras de arte da exposição foram produzidas pelos frequentadores da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. A mostra convida a problematizar questões sobre arte, liberdade, loucura e ativar saídas possíveis para a construção de outros referenciais sociais no resgate de vidas singulares.

:: Luta antimanicomial: desfile em Belo Horizonte foca na esperança ::

Saindo da clausura, mas sem deixar de lado sua origem, esta exposição traz desenhos, pinturas, esculturas, escritos, bordados, impregnados de força indecifrável. São trabalhos individuais, coletivos e documentos que narram a história da Oficina de criatividade, do Hospital Psiquiátrico São Pedro e da Luta Antimanicomial no Brasil. 

Os trabalhos estão marcados por emoções, dores contidas, extravasadas ou superadas – o que pode não transparecer nos efeitos de cores e formas na peça final, mas encontra-se latente no fazer de cada artista. Entre estes, estão moradores de longa permanência e pessoas internadas na área hospitalar, usuários do ambulatório e de outros serviços de saúde.

Essa Coisa que Pulsa, principal objeto do projeto Re-Existência, Memória e Arte: 30 anos da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, tem curadoria de Barbara Neubarth, Blanca Brites, Mário Eugênio Saretta, Tatiane Silva e Vanessa Aquino. Pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, até o dia 7 de julho, no andar térreo do Museu da Ufrgs, localizado no campus central da universidade (Oswaldo Aranha, 277, Porto Alegre).

:: Luta Antimanicomial: Fórum pede fechamento de hospital psiquiátrico no DF ::


Obra Tapete Voa(dor) faz parte da exposição / Foto: Sabiá Cultural

Ações educativo-culturais

O projeto prevê também uma série de ações educativo-culturais, como encontros de debate, mediações, live, palestras e mostra de cinema. Destaque para a palestra de Ricardo Resende, curador chefe do Museu Bispo do Rosário (RJ), que estará presente em Porto Alegre no Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio, na Casa da Memória Unimed, que apoia a atividade.

Re-Existência, Memória e Arte é uma iniciativa da Sabiá Cultural e da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com o apoio cultural de instituições como Museu da UFRGS, Casa da Memória Unimed, NuTAL/UFRGS e Sala Redenção.

:: Primeira mulher no Ministério da Saúde, Nísia Trindade fará revogaço de medidas de Bolsonaro ::

Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Fundada em 1990, reúne nesses mais de trinta anos de atividades um conjunto de obras de pessoas marcadas pelo estigma da loucura. A Oficina e seu acervo foram tema de uma numerosa produção acadêmica, resultante de estágios, programas de extensão e pesquisas de graduação e pós-graduação das mais distintas áreas do conhecimento. Ao longo de sua trajetória, firmou parcerias com várias universidades e recebeu estudantes, professores e demais pesquisadores, emergindo, assim, como relevante equipamento voltado à saúde e à cultura, fomentando o conhecimento e contribuindo com a formação de distintos profissionais.

A partir da singularidade de seu acervo, a Oficina surge como um dos significativos conjuntos do país, no que se refere à temática Arte e Loucura, ao lado do Museu de Imagens do Inconsciente (RJ), do Museu de Arte Contemporânea Bispo do Rosário (RJ) e do Museu de Arte Osório César (SP). Em 2017, a Oficina de Criatividade do HPSP recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Atualmente, o seu acervo contém cerca de 200 mil documentos, bensque ainda não foram, em sua totalidade, inventariados e cuja patrimonialização se dará quando incorporados ao Museu Estadual Oficina de Criatividade (MEOC-HPSP). Recentemente, parte do acervo foi digitalizado e disponibilizado para acesso público virtual e gratuito e está disponível pelo site https://artistasdofora.com.br/

Programação da mostra

Semana dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial

18 de maio: Conversa com Ricardo Resende: Curador Museu Bispo do Rosário - Casa da Memória Unimed
20 de maio: Participação Noite dos Museus
23 de maio: O Fim da Linha do Bonde: Hospital Psiquiátrico São Pedro na memória de Porto Alegre
30 de maio: Live - Saúde Mental, Arte e o Sistema Único de Saúde

Sessões de Cinema - Sala Redenção - Programação pode sofrer ajustes

06 de junho: Epidemia de Cores
13 de junho: Condenadas pela Razão + Documentário Imagens do Inconsciente - Cine Debate com Muriel Rodrigues de Freitas, diretora do Curta Condenadas pela Razão
20 de junho: O Senhor do Labirinto
30 de junho: Un Hombre Mirando al Sudoeste (Aguardando autorização para exibição)


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira