Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Análise

CPI do MST ataca Supremo e tem presidente investigado pela Polícia Federal

Sete deputados da CPI receberam doações de acusados de grilagem, desmatamento ilegal e contrabando de madeira e ouro

24.maio.2023 às 17h50
São Paulo (SP)
Patrick Mariano

A implementação de um sistema agroflorestal foi uma das primeiras tarefas dos acampamentos desde o início da ocupação - Pedro Stropasolas

A abertura dos trabalhos da CPI do MST, instalada na Câmara dos Deputados, retirou qualquer dúvida que ainda pudesse existir a respeito da isenção e imparcialidade com que tais órgãos do parlamento deveriam ser revestidos. Não apenas na discrepante desproporcionalidade entre os seus integrantes – a maioria composta pela chamada bancada da bala e ruralistas -, mas pela análise dos requerimentos apresentados desde a sua aprovação e das entrevistas concedidas pelo seu relator e presidente, tudo indica apenas uma continuidade da pauta do bolsonarismo, que resultou na tentativa de golpe do dia 8 de janeiro deste ano.

Por mais que tenha tentado vender para a sociedade que a condução dos trabalhos da comissão seria regida por certo republicanismo, o relator mal esperou a primeira sessão e já se dirigiu à imprensa para dizer que as investigações podem chegar no atual líder das pesquisas para a prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, por sinal, personagem contra quem irá disputar o pleito no próximo ano. Ele evidencia, deste modo, interesse meramente de promoção eleitoral e, também, de reposicionar sua imagem profundamente desgastada por investigações policiais e uma gestão desastrosa à frente do ministério do meio ambiente.

Foi de Salles a proposta de realizar diligências relâmpagos com aviso de poucas horas, como se fossem operações policiais, desvirtuando-se assim e mais uma vez os propósitos regimentalmente estabelecidos para essas comissões.

:: Deputados pró-reforma agrária dizem que não se limitarão a postura defensiva durante CPI do MST ::

Um dos requerimentos apresentados na CPI quer convocar, pasme, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski por ter elogiado a atuação de movimentos sociais em palestra realizada. A medida é tão surreal que apenas guarda relação com as condutas criminosas e de destruição contra o Poder Judiciário ocorridos no dia 8 de janeiro. 

Válido lembrar que o STF, acertadamente, suspendeu ações de despejo durante a ocorrência da pandemia do Sars-Cov-2 e talvez daí, somado à prisão e responsabilização de centenas de golpistas no dia 8 de janeiro, venha a ira das bancadas da bala e dos ruralistas contra o STF e o Poder Judiciário.

Ganha mais força essa relação de continuidade entre a pauta bolsonarista de destruição dos poderes constituídos e o uso das Comissões Parlamentares de Inquérito para dar continuidade aos seus propósitos, quando se lê que o presidente do colegiado da Câmara se tornou, ele próprio, investigado. Por ordem de ministro do STF foi determinado que a Polícia Federal investigue o deputado federal que preside os trabalhos da CPI, por suspeitas de incentivo a atos antidemocráticos no Rio Grande do Sul e em Brasília. Presidente que, aliás, como bem mostrou o UOL, tem tido a prática de cortar o microfone de parlamentares mulheres quando fazem uso regimental da palavra. Foi assim que tentou calar a deputada Sâmia Bonfim, do PSOL-SP.

:: Sâmia Bomfim impõe primeira derrota a Ricardo Salles na abertura da CPI do MST ::

E tem mais. Matéria publicada pelo jornal O Globo no dia 21 deste mês, revelou que sete membros da comissão que vai investigar o MST receberam contribuições para a campanha de acusados de delitos ambientais e agrários, que vão de desmatamento ilegal a contrabando de ouro. Válido repetir ao leitor para ter certeza de que é isso mesmo que ouviu: sete parlamentares que compõem a CPI do MST receberam doações de quem é acusado de grilagem de terras, desmatamento ilegal e contrabando de madeira e ouro.

Nos debates iniciais o que se viu foi uma tentativa de caracterizar as ações de ocupação de terra como crime, matéria já por diversas vezes analisadas pelos tribunais superiores e de justiça, com ampla vantagem para configuração como legítima no estado de direito democrático e pleno exercício de cidadania. 

Poderia se imaginar que a CPI do MST caísse em descrédito rapidamente quando os trabalhos começassem a ser realizados, mas em menos de uma semana, seus principais atores não apenas conseguiram montar um evidente tribunal de exceção sem qualquer espaço para contraditório, como praticamente tornaram urgente e inafastável que se abra uma Comissão para investigar eles próprios. 

* Patrick Mariano é doutor em teoria geral do estado e filosofia do direito pela USP

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Editado por: Thalita Pires
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Arte urbana

Setor Comercial Sul se torna palco de ocupação artística neste sábado (23)

Reparação

Bahia celebra projeto de sinalização dos lugares de memória dos africanos escravizados

genocídio

Israel aprova convocação de 60 mil reservistas para tomar Cidade de Gaza e ignora proposta de cessar-fogo

Postura firme

Moraes: bancos brasileiros podem ser punidos se aplicarem sanções

DIREITOS

Vereadora Grazi Oliveira apresenta projetos de incentivo à amamentação em alusão ao Agosto Dourado

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.