mais uma goleada

STF forma maioria para tornar réus mais 131 golpistas de 8 de janeiro: já são 1175

Votação termina formalmente às 23h59 desta segunda-feira; apenas indicados por Bolsonaro divergem de entendimento

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Supremo decidiu tornar réus mais 131 "patriotas" que atacaram a Praça dos Três Poderes em janeiro - Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta segunda-feira (29) que mais 131 acusados de envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro em Brasília se tornarão réus. Com isso, já são 1175 pessoas que enfrentarão julgamento pela violência na Praça dos Três Poderes. Esta foi a sexta leva de acusados que tiveram as denúncias analisadas e aceitas pelo Supremo.

Mais uma vez, apenas os ministros André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Jair Bolsonaro (PL) para a Corte, divergiram do entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Até a tarde desta segunda-feira, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber tinham depositado seus votos acompanhando Moraes.

:: Plano de trabalho da CPMI do 8 de Janeiro deve ser apresentado nesta quinta (1º) ::

Essas discussões acontecem no plenário virtual do Supremo, sem discussão presencial ou por videoconferência. No caso das denúncias contra os 131 acusados que fazem parte desta sexta leva, o prazo para que os ministros depositem (ou ajustem) seus votos vai até as 23h59 desta segunda.

Todos os acusados que têm os casos analisados foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participação direta nos atos golpistas ou por incitação e financiamento dos ataques. No total, a PGR apontou indícios de crimes contra 1.390 pessoas.

A partir da aceitação das denúncias pelo STF, cada pessoa se torna ré de ação penal, e poderá apresentar suas estratégias de defesa no decorrer dos processos.

Edição: Nicolau Soares