Diplomacia

Sem citar Unasul, Brasil divulga declaração final após reunião de presidentes sul-americanos

Diante de impasse sobre futuro do bloco, documento defende 'grupo de contato' para avaliar 'mecanismos' de integração

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Presidentes da América do Sul durante cúpula em Brasília - Ricardo Stuckert/PR

O governo brasileiro divulgou nesta terça-feira (30) o "Consenso de Brasília", uma declaração final destacando os pontos de acordo após reunião de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com presidentes da América do Sul na capital federal. O documento aponta para convergências como a luta contra a crise climática e a defesa da integração regional.

Apesar da presença dos presidentes de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai, Venezuela, e de representante do Peru, houve discordâncias na reunião. Um dos pontos de atrito foi o estado da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Tanto Brasil quanto Argentina, as duas maiores economias da região, defendem o bloco criado em 2008, mas enfrentam resistências.

Leia mais: Com presidentes sul-americanos, Lula defende criar grupo para discutir modelo de cooperação

O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, disse durante a cúpula que é preciso parar de "criar organizações" e partir para a ação. O presidente do Chile, Gabriel Boric, também já questionou a legitimidade do bloco em ocasiões anteriores.

Durante sua fala na abertura do evento, Lula defendeu a Unasul, mas ressaltou defender o dialogo e afirmou não ter "ideias pré-concebidas sobre o desenho institucional futuro que poderíamos adotar".

No documento do "Consenso de Brasília", a Unasul não é citada, mas é defendida a criação de um "grupo de contato, liderado pelos Chanceleres, para avaliação das experiências dos mecanismos sul-americanos de integração e a elaboração de um mapa do caminho para a integração da América do Sul, a ser submetido à consideração dos Chefes de Estado".

:: 'Retomar caminho da autodeterminação': presidentes pedem unidade sul-americana em Brasília ::

Outro ponto de atrito foi a Venezuela. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi recebido por Lula na segunda-feira (29), que afirmou na ocasião que o país vizinho é vítima de uma "narrativa" de "antidemocracia" e "autoritarismo".

A fala do petista foi criticada por Lacalle Pou e Boric. Durante coletiva de imprensa, o líder chileno disse que a Venezuela não é alvo de uma "construção narrativa" e afirmou ter discordado "respeitosamente" de Lula. Lacalle Pou, por sua vez, transmitiu sua declaração na cúpula no YouTube e afirmou ter ficado "surpreso" com as declarações do brasileiro.

"Está sendo negociando falar de democracia [em uma declaração conjunta], de direitos humanos e e de proteger as instituições. Se este ponto não existisse, eu não teria porque opinar", disse o presidente uruguaio.

O texto do "Consenso de Brasília" defende o "fortalecimento da democracia" e destaca outros pontos como a crise climática, a "promoção da transição ecológica e energética" e estabelece "como meta uma efetiva área de livre comércio sul-americana".

A íntegra da declaração pode ser lida no link.

Edição: Nicolau Soares