AGENDA ECONÔMICA

Governo e IBGE divulgam dados sobre desemprego nesta quarta-feira (31)

Principais indicadores sobre ocupação de trabalhadores brasileiros serão atualizados

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
PNAD Contínua e Caged saem nesta quarta com os dados atualizado sobre emprego e renda - MAURO PIMENTEL / AFP

Os dois principais indicadores sobre o nível de emprego no país serão atualizados nesta quarta-feira (31) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De manhã, o IBGE divulga a versão mais atual da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que aponta o percentual dos trabalhadores brasileiros desocupados. No trimestre entre janeiro e março, eles eram 8,8%. Esse percentual é um pouco mais alto que os 8,4% verificados no início do ano.

A Pnad ainda aponta o rendimento médio do trabalhador nacional, além da quantidade de trabalhadores formais e de informais atuando no país.

:: Promessa de Lula, contrarreforma trabalhista deve ser fatiada para que avance no Congresso ::

De tarde, o MTE divulga o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril de 2023. O Caged aponta o número de trabalhadores com carteira assinada admitidos e demitidos no mês. Com isso, indica o saldo de contratações.

Em março, após dois meses de recuo, a criação de emprego formal cresceu, segundo o Caged. Foram criados 195 mil postos de trabalho com carteira assinada, 97% a mais do que no mesmo mês do ano anterior.

Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 526.173 vagas. Esse resultado é 15% mais baixo que o do mesmo período do ano passado.

Edição: Nicolau Soares