Retomada

Inscrições para o Mais Médicos alcançam número recorde e superam 34 mil

Intenção do governo é iniciar atuação de profissionais selecionados até o fim de junho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Cerca de 45% das vagas são destinadas a regiões em vulnerabilidade social - Karina Zambrana /ASCOM/MS

Segundo o Ministério da Saúde, a nova edição do programa Mais Médicos bateu recorde de inscrições. Mais de 34 mil profissionais entraram na seleção para o ciclo atual, que oferece 5.970 vagas ofertadas no ciclo atual.

Esse é o maior número já alcançado desde a criação do programa, em 2013. Cerca de 45% das vagas são destinadas a regiões em situação de vulnerabilidade social e com dificuldades de provimento de profissionais.

O total de tentativas de inscrição foi ainda maior, chegando a 38 mil. No entanto, houve casos em que a documentação entregue estava incompleta, por isso o número diminuiu.

Leia mais: O Mais Médicos voltou; e agora?

Entre os inscritos e inscritas 30.175 são do Brasil e 3.895 são do exterior. Quem está com todo o processo em dia já pode escolher duas opções de municípios para efetivar a inscrição.

A  partir da divulgação das inscrições validadas, o governo deve publicar a relação das vagas e dos locais escolhidos pelos candidatos. A previsão é de que essas informações sejam publicadas em 16 de junho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ideia é iniciar a atuação dos profissionais nos municípios até o fim deste mês. A distribuição de profissionais entre as cidades vai levar em conta critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto.

Em caso de empate, o programa dará prioridade de escolha para candidatos e candidatas com residências mais próxima ao local de atuação, maior tempo de formação e mais idade.

:: Governo relança Mais Médicos com 15 mil novas vagas, com foco nas regiões mais carentes ::

No novo Mais Médicos, o valor previsto na bolsa formação é de R$ 12,3 mil por mês, para contratos de 48 meses, prorrogáveis por igual período.

O programa também prevê incentivos para permanência. Quem for atuar em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade receberá percentual maior.

Edição: Nicolau Soares