Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

SAÚDE PÚBLICA

Estado do Rio de Janeiro confirma sexto caso de gripe aviária

Registro ocorreu em uma ave silvestre migratória encontrada numa praia no município de Niterói (RJ)

06.jun.2023 às 12h11
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

O manejo adequado de aves silvestres só pode ser feito por profissionais habilitados e com uso de Equipamentos de Proteção Individual - Foto: Martin Bernetti / AFP

Na última segunda-feira (5), o estado do Rio de Janeiro confirmou mais uma caso de influenza aviária (H5N1) em uma ave silvestre migratória encontrada numa praia no município de Niterói, na região metropolitana. Com o registro, o número de animais vítimas da doença subiu para seis. 

Leia mais: Gripe aviária: momento não é de alarde, e sim de reforçar vigilância, analisa especialista

Dos casos registrados no estado, além deste de Niterói, três ocorreram em São João da Barra, no norte fluminense, um foi identificado no município do Rio de Janeiro, e um em Cabo Frio, na região dos lagos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) emitiram nota técnica aos 92 municípios fluminenses orientando sobre o manejo adequado de aves silvestres. Ele só pode ser feito por profissionais habilitados e com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).  

Técnicos da Vigilância em Saúde da SES ressaltam que não há motivos de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa. É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). 

A SES  e a Seappa orientam a população a não tocar em aves silvestres com sinais de doença e acionar o serviço de vigilância sanitária. 

Cuidados importantes

De acordo com a SES, profissionais das unidades de saúde devem estar atentos durante triagem e atendimento médico a casos de síndrome gripal em pacientes que tiveram contato com animais silvestres. Segundo a secretaria,  havendo suspeita, a coleta de amostras é recomendada, independentemente do dia de início dos sintomas, incluindo os casos em unidade de terapia intensiva (UTI). O órgão informa que o diagnóstico por RT-PCR é considerado o método padrão-ouro e deve sempre ser adotado para obtenção dos resultados laboratoriais.

Leia mais: Brasil registra primeiros casos de gripe aviária em território nacional

A Secretaria de Agricultura informa que também não há qualquer registro da doença em aves domésticas, em áreas de produção comercial ou de subsistência no território fluminense. Em caso de suspeita, o cidadão deve ligar 193 ou comunicar imediatamente à unidade da Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental de seu município. 

“Alertamos que deve ser evitado qualquer contato direto com aves caídas, mortas ou não, domésticas, silvestres/exóticas e silvestres migratórias, mamíferos aquáticos (qualquer espécie). O cidadão deve comunicar imediatamente à unidade da Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental de seu município”, destaca o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.
 

Editado por: Jaqueline Deister
Tags: rio de janeirosaúde
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

de novo

Trama bolsonarista: ao STF, Mauro Cid reafirma que Bolsonaro leu ‘minuta do golpe’ durante reunião

LUTA PELA NATUREZA

Ato em Porto Alegre diz não ao projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

RECONSTRUÇÃO

Canoas e Nova Santa Rita anunciam investimentos em habitação para atingidos pelas enchentes no RS

DIREITOS DA INFÂNCIA

Paraíba celebra 35 anos do ECA com avanços em acolhimento; desafios persistem no enfrentamento à violência

Alta Velocidade

China deve atingir 50 mil km de ferrovias de alta velocidade em 2025 e já responde por 70% da rede mundial

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.