Mediação?

Turquia propõe criar comissão internacional para investigar destruição de represa na Ucrânia

Em conversa com Putin e Zelensky, Erdogan sugere repetir formato de mediação do acordo de grãos costurado pela Turquia

Rio de Janeiro |
Um residente local nada perto de uma casa em uma área inundada em Kherson em 7 de junho de 2023, após a destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka. - Olexander Kornyakov / AFP

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversou por telefone tanto com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com o presidente russo, Vladimir Putin, e propôs a criação de uma comissão internacional para investigar o o rompimento da barragem hidrelétrica de Kakhovskaya.

Ao comentar a conversa com Erdogan, Zelensky postou no Twitter que tratou das consequências humanitárias e ambientais do "ato terrorista russo" na usina hidrelétrica de Kakhovka, incluindo os riscos para a usina nuclear de Zaporozhye e entregou uma lista das necessidades urgentes da Ucrânia para contornar o desastre.

O presidente Erdogan, por sua vez, disse a Zelensky que um método de negociação semelhante ao usado para construir o acordo para o estabelecimento de um corredor de grãos do Mar Negro poderia ser adotado. A informação foi divulgada pelo gabinete do presidente turco. 

Já o líder russo, Vladimir Putin, também aproveitou a conversa para reiterar as acusações contra a Ucrânia, classificando a destruição da barragem da usina hidrelétrica de "ação bárbara" das autoridades de Kiev.

A ligação com Erdogan resultou na primeira declaração pública de Putin sobre o colapso da represa de Kherson. 

"As autoridades de Kiev, por sugestão de seus curadores ocidentais, ainda fazem uma aposta perigosa na escalada das hostilidades, cometem crimes de guerra, usam abertamente métodos terroristas, e organizam sabotagem em território russo", disse Putin, citado em transcrição da conversa divulgada no site do Kremlin.


Milhares de pessoas foram evacuadas em ambos os lados do rio Dnipro devido às inundações causadas pela destruição da barragem de Kakhovka em 6 de junho de 2023. / Olexander Kornyakov / AFP

Após o rompimento da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovskaya, no distrito de Nova Kakhovka, foi declarado na manhã desta quarta-feira (7) estado de emergência em toda a região de Kherson. A cidade de Nova Kakhovka, localizada a cerca de cinco quilômetros da hidrelétrica, ficou praticamente toda alagada após o rompimento da barragem da usina hidrelétrica. De acordo com o prefeito de Nova Kakhovka nomeado por Moscou, Vladimir Leontiev, o nível da água na cidade subiu mais de dez metros.

Além disso, a cidade de Alyoshki, que fica a cerca de 60 quilômetros de Nova Kakhovka, também está quase coberta de inundações. Várias outras cidades e vilas foram parcialmente inundadas. As autoridades pró-russas e ucranianas da região de Kherson anunciaram uma evacuação. As partes não relataram vítimas ou mortes.

Edição: Thales Schmidt