resgate na Amazônia

Crianças indígenas sobreviventes de acidente aéreo são encontradas na selva da Colômbia

Os quatro permaneceram sozinhos na Amazônia por 40 dias após acidente que matou três adultos

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Quatro criança indígenas colombianas foram resgatadas pelas Forças Armadas do país após 40 dias desaparecidas na Amazônia - Fuerzas Militares de Colombia/Divulgação

As Forças Armadas da Colômbia encontraram nesta sexta-feira (9) quatro crianças que estavam desaparecidas na selva amazônica do país havia 40 dias. Os quatro são irmãos indígenas da etnia Uitoto e têm 13, 9, 4 e 1 ano.

Todos são sobreviventes de um acidente aéreo ocorrido no dia 1º de maio. A mãe deles, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e mais um passageiro morreram na ocasião.

:: A favor das reformas sociais, Petro pede 'luta permanente' ::

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, comemorou o resgate em suas redes sociais.  "É uma alegria para todo país”, escreveu.

A Organização Nacional Indígena de Colômbia também comemorou.

As crianças estão sob cuidados médicos. Segundo a imprensa colombiana, estão desidratados, picados por insetos e com os pés machucados.

O avião em que eles estavam faria um voo entre Caquetá e San José del Guaviare, na Amazônia colombiana. Logo após a decolagem, a aeronave apresentou falhas mecânicas e desapareceu dos radares.

Buscas foram iniciadas e os corpos dos três adultos foram encontrados. Na ocasião, as crianças não foram vistas, o que criou a expectativa de que estariam vivas.

Durante as buscas, foram encontrados objetivos infantis a cinco quilômetros do local do acidente. As crianças foram encontradas com feridas nos pés pois percorreram essa distância descalças.

Edição: Thalita Pires