CORRIDA ELEITORAL

Cristina Kirchner elogia governador de Buenos Aires, pré-candidato à presidência da Argentina

Em crítica velada ao presidente Alberto Fernández, vice-presidenta diz também que o país precisa se livrar do FMI

São Paulo (SP) |
Sobre a possibilidade de reconsiderar a desistência e ser candidata, Cristina Kirchner disse estar "despojada de toda vaidade e ambição" - Luis Robayo/AFP - 25/5/2023

No dia seguinte ao fechamento das coligações para as eleições gerais de 22 de outubro, a vice-presidenta Cristina Kirchner criticou o presidente Alberto Fernández, as ameaças de judicializar o processo das prévias dentro do bloco governista e elogiou um dos possíveis candidatos à presidência. Num tom de união nacional, também falou da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo ela o maior problema do país.

"Precisamos refletir e estimular o diálogo entre todas as forças políticas para abordar o endividamento com o FMI, porque esse é o principal problema da Argentina e não foi criado por nós”, discursou Kirchner durante evento na noite de quinta-feira (15), sobre o empréstimo contraído em 2018, durante a gestão Mauricio Macri.

Àquela altura, a Argentina estava livre do FMI desde 2006, desde que o então presidente Néstor Kirchner (1950-2010), seu marido, pagou a dívida argentina, terminando com uma relação histórica de 50 anos que não permitia que o país construísse seu próprio rumo econômico.

::'A dívida com o FMI explica a crise econômica na Argentina', diz especialista::

Ao falar do FMI, a vice-presidenta aproveitou para elogiar Axel Kicillof, governador da província (estado) de Buenos Aires, um dos políticos que sonha mais alto em ser o candidato governista à Presidência. "Quando se discutiu na Câmara dos Deputados o acordo com os fundos-abutre, foi Axel Kicillof que advertiu que se a gente pagasse essa dívida, terminaríamos de novo no FMI, o que acabou acontecendo".

Fundos abutres são fundos de investimento especializados em comprar ativos de alto risco visando altos retornos, muitas vezes por meio de demandas judiciais.

Sobre a possibilidade de ela mesma ser a candidata, Cristina se limitou a defender seus dois mandatos (2007-2015) e dizer que está "despojada de toda vaidade e ambição". Depois que Fernández desistiu da reeleição, a militância pediu a candidatura de Kirchner. Mas, depois disso, ela abriu mão da candidatura.

Macri, Fernández e o FMI

Quem contraiu a dívida atual com o FMI foi Macri, mas depois dele veio Fernández. Embora seja sua vice, Kirchner também não o perdoa. "Se você quer ser presidente e se candidata, é porque quer governar o país e dizer o que vai ser feito. Para isso precisa de recursos, por isso Néstor realizou o ato mais pragmático de que se tem memória, que foi pagar o FMI e recuperar o timão da economia”, afirmou, diferenciando nas entrelinhas as condutas de seu ex-marido e do atual presidente.

O presidente Fernández, que também participou de evento público na quinta, afirmou que, acima de qualquer diferença, ele tem o "mesmo projeto de país" que Cristina Kirchner, e argumentou que "a maioria dos argentinos não sente que vive numa sociedade fracassada". Ele citou dados econômicos e de geração de emprego para sustentar seu ponto de vista. Num jogo de palavras com o novo nome da coalizão governista, que deixou de ser "Frente de Todos" e agora é "União pela Pátria", declarou: "Agora que nos unimos pela pátria, ponhamos valor na pátria".

Kirchner também mencionou o novo nome da coalizão e deu sua versão para o motivo da escolha. Para ela, todos os argentinos, independentemente da filiação política, precisam que seja extinta a economia bimonetária (o peso e o dólar são moedas correntes) e que isso permita ter uma "postura nacional, patriótica, perante os que exigem programas de ajuste". "É preciso voltar a exercer o amor pela pátria".

Sobre a ameaça de judicialização do processo de prévias no grupo governista, a vice-presidenta declarou: "É surpreendente escutar que dentro do próprio espaço político, ameaçam recorrer ao Partido Judicial, com tudo que passamos, com tudo que aconteceu comigo. E não falo de causas ou condenações, falo de tentativa de assassinato e da impunidade". É uma referência ao ministro da Segurança, Aníbal Fernández, e assessores da campanha de Daniel Scioli, embaixador no Brasil, que declararam a intenção de recorrer à Justiça caso a regra para as prévias não fosse como eles defendiam.

Com informações do Página 12 e agência Télam.

Edição: Thales Schmidt