autonomia

Subsidiária da Petrobras estuda reabertura de unidade de fertilizantes no Paraná

Sindicatos exigiram participação na reativação da Fafen-PR (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Reunião dos sindicatos com a ANSA (Araucária Nitrogenados S.A.) - Foto: Divulgação / FUP

Dirigentes sindicais se reuniram nesta quinta-feira, 15, com a nova gerência da Araucária Nitrogenados (Ansa), subsidiária da Petrobras responsável pela Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), junto com comissão designada pela estatal para estudar a reabertura da unidade. 

O encontro teve como objetivo discutir a visão da empresa para o setor de fertilizantes e o futuro da Fafen no Paraná. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) ressaltou a importância da reativação da fábrica para o movimento sindical petroleiro e enfatizou a necessidade da Petrobras retomar os investimentos em outras unidades de fertilizantes.

Os representantes da estatal destacaram o interesse da nova gestão em fortalecer sua participação no setor de fertilizantes, reconhecendo a importância estratégica desse setor para a soberania nacional. Informaram que a comissão iniciou os estudos para a retomada da operação da Fafen-PR, ressaltando a complexidade do processo devido ao período de hibernação da planta. 

A FUP e os sindicatos exigiram participação no processo de reabertura e a priorização da contratação dos trabalhadores que operavam a unidade.

Além disso, os representantes da Petrobras e da ANSA se comprometeram a realizar reuniões periódicas com a FUP e os sindicatos para acompanhar o processo de retomada da operação da Fafen-PR. A expectativa das entidades sindicais é que a fábrica seja reativada, gerando empregos e renda, e reduzindo a dependência do país em relação à importação de fertilizantes.

Hoje, o Brasil importa quase 75% dos fertilizantes nitrogenados necessários para atender a demanda interna, além de comprar 90% de potássio e 24% de fosfato, assim como 98% de nitrato de amônio, os dois últimos da Rússia. 

:: ARTIGO. Fertilizantes: a soberania perdida ::

Na primeira reunião do novo Conselho Nacional de Fertilizantes (Confert), realizada em Brasília, foi destacado o papel estratégico da Petrobras para a redução da dependência externa de fertilizantes no Brasil. 

A FUP, representada pelo Sindiquímica PR, ressaltou a importância da reabertura da Fafen PR e da conclusão da fábrica de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, para ampliar a produção nacional de fertilizantes. O Confert estabeleceu a criação de um Grupo de Trabalho para revisar o Plano Nacional de Fertilizantes com o objetivo de diminuir a dependência externa.


Reunião dos sindicatos com a ANSA, 15/06/2023 / Foto: Divulgação / FUP


*com informações da FUP

Fonte: BdF Paraná

Edição: Pedro Carrano e Lucas Botelho