'consternação'

Senador Astronauta exclui anúncio de passeio ao Titanic, mas segue vendendo viagens e souvenirs

Empresa de Marcos Pontes oferecia viagens até os destroços do navio, mas tirou do ar após desaparecimento de submersível

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Site oficial do astronauta, hoje senador, oferece diversos tipos de produtos, serviços e "experiências" - Reprodução

Foi com "consternação e preocupação" que a Agência Marcos Pontes de Turismo de Aventuras se pronunciou nesta quarta-feira (21) sobre o desaparecimento de um submersível que levava turistas bilionários em busca do naufrágio do icônico navio Titanic, na proximidade da costa canadense. A postagem no instagram, porém, parece ter sido feita para tentar "apagar um incêndio": a empresa, de propriedade do Senador Astronauta (PL-SP) oferecia o serviço em seu portfolio. Entretanto, apesar de ter retirado o anúncio do ar, segue vendendo diferentes passeios, além de outros tipos de serviços e produtos.

O nome de Pontes chegou a pipocar entre os assuntos mais comentados das redes sociais na manhã desta quarta, depois que foi descoberto que ele oferecia o serviço e, na sequência, tirou a "oportunidade" do ar. Entretanto, não adiantou: houve quem tirasse prints da tela. Isso sem falar em sites que armazenam conteúdo da internet mesmo após a retirada.

A página da agência de Pontes destacava que "poucas pessoas no mundo podem ver de perto" o que restou do Titanic e que "você pode ser uma delas". O preço não era divulgado. Entretanto, sabe-se que a OceanGate Expeditions, proprietária do submersível, cobrava US$ 250 mil (cerca de R$ 1,2 milhão) por pessoa pela brincadeira.

"Esta é uma das mais incríveis aventuras que oferecemos: ver de perto o navio mais conhecido do mundo, o Titanic! Isso só é possível graças a um veículo especial usado para fins científicos e capaz de atingir grandes profundidades", destacava a oferta, que pontuava, ainda, que os contratantes receberiam "treinamento prático e coaching da equipe de operações para todo suporte e funções".

Entre os serviços oferecidos no pacote estavam planejamento de mergulho, "suporte científico", comunicações e rastreamento. O site mencionava ainda que os turistas com dinheiro e disposição para a aventura iriam ajudar o piloto a monitorar a navegação e a identificar os restos do Titanic com ajuda de um sonar. A promessa era de três horas de exploração do naufrágio.

"Mergulhos submersíveis podem ocorrer durante o dia ou a noite dependendo da corrente ou condições meteorológicas previstas. Atrasos gerados por mal tempo (sic) podem prolongar a sua missão além da data de retorno agendada, portanto, é fortemente sugerido que você não agende quaisquer compromissos importantes até dois dias após a data de retorno", alertava a página.

Após a repercussão nas redes sociais da divulgação da oferta (e da retirada dela do ar), o instagram de Marcos Pontes compartilhou mensagem da agência de turismo, destacando que a empresa atuava como representante comercial da Ocean Gate para o mercado brasileiro.


Mensagem publicada pelo Instagram de Marcos Pontes nesta quarta-feira / Reprodução/Instagram

"O passeio de submarino foi retirado do site oficial devido os acontecimentos, por questão de segurança", complementou o texto. Apesar disso, a página continuava no ar, oferecendo diferentes tipos de passeios, separados nas categorias "no espaço", "em terra", "no ar" e "no mar". A agência está listada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Entre as alternativas disponíveis para os clientes estão voos espaciais, visitas a instalações da Nasa, a agência espacial estadounidense, passeios em blindados e tanques de guerra, pilotagem de carro de Fórmula Indy e voos em caças na estratosfera - além de passeios em submarinos.

"Nossa missão é ajudar pessoas a realizarem seus sonhos de vida. É preciso viver intensamente, realmente, cada momento! Nós temos conhecimento e vivência operacional para oferecer aos nossos clientes o que há de melhor em turismo exclusivo e de aventuras no mundo; experiências extraordinárias com profissionalismo, segurança e qualidade. O nosso produto é VIDA", destaca o site oficial da agência.

Fazemos qualquer negócio

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), Pontes diversificou seus negócios após ter se tornado o primeiro astronauta brasileiro. Ficaram famosos os "travesseiros da Nasa", dos quais ele foi garoto-propaganda, mas os produtos com a chancela dele vão além.


Em 2006, Pontes foi o primeiro brasileiro a viajar ao espaço / Reprodução / Força Aérea Brasileira

O site Astroshop, ligado a Pontes, anuncia a venda de produtos como camisetas, livros, adesivos, chaveiros, bonés, cadernos escolares, maquetes de aeronaves e até o simpático boneco "Marquinhos", em acrílico, representando o astronauta. Alguns itens permitem, inclusive, personalização e autógrafos do senador, astronauta e ex-ministro bolsonarista.

A lista de ocupações de Pontes, aliás, é longa. A página Astropontes, que reúne informações sobre a carreira, destaca as ocupações de palestrante motivacional, consultor técnico e coach executivo e de desenvolvimento pessoal. A listagem certamente foi desenvolvida antes da entrada na política.

Cirurgia

Pontes foi uma das ausências sentidas no Senado Federal nesta quarta-feira, dia em que o advogado Cristiano Zanin passa por sabatina após indicação para ocupar cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Também pelo Instagram, a assessoria do senador explicou: ele passou por uma cirurgia de hérnia em um hospital da capital paulista.

"O Senador Astronauta Marcos Pontes está se recuperando satisfatoriamente e recebendo os cuidados necessários para uma pronta reabilitação. Agradecemos a todos pelo apoio e pelas mensagens de carinho enviadas ao Senador", destacou mensagem na rede social.

Edição: Nicolau Soares