Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

'TEM TANTA FOGUEIRA'

E a fogueira na Paraíba, está liberada? Veja onde a tradição é proibida e onde é permitida

Ministério Público da Paraíba expediu recomendações sobre o acendimento de fogueiras em pelo menos 43 municípios

22.jun.2023 às 10h31
João Pessoa (PB)
Redação

Reprodução - Foto: Prefeitura Municipal de Baepend

"A fogueira está queimando, em homenagem a São João", a letra famosa de Luiz Gonzaga evoca um dos grandes símbolos da tradição junina: a fogueira.

E todo ano surge a mesma pergunta: "Será que é permitido fazer fogueiras na Paraíba?" E o Brasil de Fato responde: As fogueiras, que são símbolos importantes das festas juninas estão autorizadas nas áreas rurais, porém proibidas em espaços urbanos do estado de acordo com a Lei 11.711, promulgada em 2020.

A lei estabelece que essa restrição permanecerá em vigor enquanto durar a pandemia da Covid-19. Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha declarado em maio de 2023 que a doença não constitui mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o status de pandemia ainda é mantido devido à disseminação contínua do coronavírus em escala global.

Leia mais: São João é feriado? As regras variam de acordo com a localidade; confira os detalhes

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) informou que, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental, estará fiscalizando a existência de fogueiras em áreas urbanas, bem como o comércio ilegal de madeira. Quem for pego descumprindo a norma será sujeito a multa de dez UFR-PB – pouco mais de R$ 600,00 –, aplicada em dobro em caso de reincidência

Em João Pessoa

Na capital, a lei municipal nº 14.093, de 30 de novembro de 2020, proíbe fogueiras e o uso de fogos de artifício durante situações de emergência ou calamidade pública relacionadas à pandemia da covid-19. No entanto, uma vez que a OMS declarou o fim da situação de emergência, essa legislação não está mais em vigor.

A Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) orienta que a montagem de fogueiras seja realizada com moderação, levando em consideração que a fumaça em excesso pode prejudicar pessoas com doenças respiratórias.

As fogueiras e os fogos de artifício não pode incomodar ou prejudicar quem é mais sensível ou mesmo está doente. Nesse sentido a Semam orienta para que nos bairros, ao invés de acender uma fogueira na frente de cada casa, as pessoas acendam fogueiras coletivas ou mesmo fogueiras cenográficas.

::Recomendação | Semam orienta que as pessoas evitem excessos com fogueiras e fogos de artifício

Para denunciar violações, está disponível o número de telefone 3218-9208, que também pode ser utilizado pelo WhatsApp. As pessoas devem enviar fotos, vídeos, imagens da fachada da residência, endereço completo e, se possível, um ponto de referência. Além disso, é importante incluir imagens da própria fogueira.

Em Campina Grande, a Prefeitura anunciou, em 27 de maio de 2023, que irá proibir o acendimento de fogueiras durante as festividades juninas. Essa decisão foi tomada seguindo uma recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente do município já se pronunciou garantindo que essa recomendação do MPPB será cumprida.

Diversos promotores do Ministério Público da Paraíba expediram recomendações sobre o acendimento de fogueiras em pelo menos 43 municípios paraibanos. A orientação é que os órgãos públicos fiscalizem e adotem as medidas necessárias para preservar o meio ambiente e garantir a saúde da população. Entre os promotores que emitiram recomendações estão Hamilton de Souza Neves Filho (para Campina Grande, Lagoa Seca e Massaranduba), Henrique Morais (para Solânea, Arara e Casserengue), Leonardo Cunha Lima de Oliveira (para Serra Branca, Parari, Coxixola, São José dos Cordeiros, Gurjão, Caraúbas e São João do Cariri), Izabella Maria de Barros Santos (para Sousa, Uiraúna, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Joca Claudino, Lastro, Vieirópolis, Marizópolis, Aparecida, Nazarezinho, Poço Dantas e Santa Cruz), Danielle Lucena Rocha (para Guarabira, Araçagi, Cuitegi, Pilõezinhos, Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz e Pilões), Miriam Vasconcelos (para Caaporã e Pitimbu), Ernani Neves Rezende (para Alagoa Nova e Matinhas), Cláudia Cabral Cavalcante (para Ingá, Itatuba, Riachão do Bacamarte e Serra Redonda) e Marinho Mendes (para Pedras de Fogo).

:: Chegada dos festejos de São João aumenta a procura por aulas de forró em cidades do Nordeste ::

Em nota, o Ministério Público ressaltou que, mesmo nos municípios sem recomendações dos promotores, há legislação que requer o combate a essa prática, como a lei estadual nº 11.711, de 2020.

 

 

Editado por: Cida Alves
Tags: são joão
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEPORTADOS

Governo de Israel confirma que barco com Greta e Thiago Ávila foi levado até o porto de Ashdod

Antirracismo

Pensadora estadunidense Ruth Gilmore lança livro no Brasil e avisa: ‘Abolição é processo contínuo’

DIGNIDADE

Ocupação Maria da Conceição Tavares, no centro de Porto Alegre, celebrou um ano nesse domingo (8)

'LAMENTÁVEL'

Por petróleo na Foz do Amazonas, governador do Pará tenta deslegitimar ciência como Trump e Bolsonaro, diz pesquisadora

INSTRUÇÃO PENAL

Defesas de Bolsonaro e Braga Netto confrontam Mauro Cid em depoimento no STF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.