confira!

Sisu: Ministério da Educação divulga resultados da lista de espera

Aprovados devem entrar em contato com as instituições de ensino para verificar documentações e garantir as vagas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Candidatos já podem conferir o resultado da segunda chamada do Sisu no site do programa - Juca Varella/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da lista de espera do processo seletivo do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Candidatos que se inscreveram para tentar as vagas remanescentes devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, clicando neste link, para conferir o resultado.

Com a divulgação dos resultados, começa também o período de matrícula. Os estudantes selecionados devem procurar as universidades para as quais se inscreveram pra entregar os documentos solicitados e garantir as vagas. É importante lembrar que esse processo é conduzido pela própria instituição de ensino, e os procedimentos podem ser diferentes para cada uma delas. Por isso é fundamental verificar nos meios oficiais de comunicação das universidades.

As instituições de ensino participantes devem publicar em seus sites a lista de espera, discriminando por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência. Além disso, devem oferecer meios digitais para envio, de forma digitalizada, da documentação exigida para a matrícula ou registro acadêmico. Essa medida possibilita que o estudante seja matriculado sem precisar se deslocar até a instituição para a qual foi selecionado.

O Ministério da Educação ressalta que é de responsabilidade de cada candidato entrar em contato com a instituição de ensino escolhida entregando os documentos necessários e cumprindo os procedimentos determinados para garantia da matrícula.

Em funcionamento desde 2010, o Sisu é um sistema que organiza a oferta de vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior no país, especialmente federais, como universidades e institutos. Podem participar pessoas que realizarma a prova do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem).

Edição: Rodrigo Durão Coelho