neste sábado

MST realiza a 1ª Festa da Colheita do Café da Reforma Agrária no Espírito Santo

Evento acontece em São Mateus; acampamentos capixabas produzem mais de 100 mil sacas do café conilon por ano

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Fundada em 2012, a Coopterra é uma das cooperativas referências na produção de café no Espírito Santo - MST-ES

Famílias de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizam neste sábado (22) a primeira edição da Feira da Colheita do Café da Reforma Agrária Capixaba, no Assentamento Vale da Vitória, no município de São Mateus (ES). O evento é aberto ao público.

As atividades serão realizadas na sede da Cooperativa de Beneficiamento, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Assentados (Coopterra), no Assentamento Vale da Vitória. O evento começa às 9h e seguirá por todo o dia (confira a programação no fim do texto).

Entre as atividades previstas está a apresentação de novas instalações da cooperativa para o beneficiamento da produção e a realização de um momento formativo com João Pedro Stedile, da direção nacional do MST.

Produção de destaque

Fundados em territórios antes abandonados, os assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária no Espirito Santo se especializaram no cultivo e produção do café conilon. O embrião da Coopterra surgiu em 1985, quando 34 famílias sem terra se integraram à primeira ocupação do MST no estado.

MST da PB faz festa de 10 anos de acampamentos criados em terras de usina de cana abandonada

A produção se consolidou como a principal atividade comercial das famílias camponesas capixabas. A experiência dos últimos anos fez ampliar a produção. Anualmente são mais de 100 mil sacas produzidas pelas famílias vinculadas à Coopterra. 

Desde 2021, a cooperativa trabalha com a marca Terra de Sabores. Os produtos são distribuídos na rede de lojas do Armazém do Campo. Além de café, são oferecidos licores e geleias, além de pimenta do reino.

Além da produção nos assentamentos e acampamentos capixabas, o café, que faz parte de uma das principais cadeias produtivas do MST, é cultivado pelo Movimento também nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rondônia.

Serviço:
1ª Festa da Colheita do Café da Reforma Agrária Capixaba
22 de julho a partir das 9h
Assentamento Vale da Vitória, em São Mateus, Espírito Santo

Programação:
9h – Acolhida
10h – Mística e Ato de Abertura 
11h – Inauguração das instalações da cooperativa 
12h – Almoço 
14h – Formação: "A cadeia produtiva do café e sua importância no contexto da Reforma Agrária e seus desafios atuais" João Pedro Stedile - direção nacional do MST
15h – Ato político 
18h – Confraternização – Show com Forró Chapéu de Palha, Val Santana e Didiu e companhia

Edição: Leandro Melito