INVESTIGAÇÃO

Experimentos científicos e a astrologia

Diversos estudos testaram se as afirmações astrológicas têm fundamento

Ouça o áudio:

"A crença em astrologia faz com que fatores de personalidade compatíveis com os signos sejam reforçados. É a chamada auto-atribuição" - Canva
A crença faz com que fatores compatíveis com os signos sejam reforçados

No último texto, vimos que os fundamentos da astrologia, apesar de históricos, não fazem sentido sob o ponto de vista da ciência atual. A força gravitacional que os astros exercem sobre nossos corpos é praticamente nula. E não é plausível crer que a organização do céu determina mais a personalidade de alguém do que sua história de vida e as pressões genéticas, ambientais e sociais a que está submetida.

Mas, deixemos isso de lado. Vamos considerar que há algum mecanismo desconhecido pela ciência que relaciona a disposição do céu com acontecimentos aqui da Terra. Diversos estudos científicos partiram desse pressuposto e testaram se as afirmações astrológicas se verificam experimentalmente. Vamos a alguns exemplos. 

França, 1978. Estudo científico testa a relação entre o zodíaco e o sucesso profissional de 15 mil europeus. Não foi observada nenhuma correlação estatística entre o signo das pessoas e o sucesso profissional.

África do Sul, 2011. Pesquisa analisa a correlação entre o perfil psicológico de 65 mil sul-africanos e os signos solares. Conclui-se que a configuração planetária não afeta a personalidade das pessoas analisadas. 

Holanda, 2013. Publicação analisa 27 anos de pesquisa científica sobre astrologia. A partir de dados estatísticos, vê-se que a taxa de acerto de astrólogos ao analisar mapas astrais e relacionar com indivíduos ou fatos é igual a de pessoas comuns.

Suécia, 2020. Análise sobre a compatibilidade astrológica de casais e o número de casamentos e divórcios entre 1968 e 2001. Os padrões astrológicos não se confirmam a partir da análise dos dados.
Espanha, 2023. Estudo conclui que não há qualquer relação entre os eventos de guerras ocorridos no século 20 e a posição dos planetas em relação às constelações zodiacais. 

A lista de exemplos poderia seguir por páginas e páginas...

Algo interessante que alguns desses estudos apontam é que a crença em astrologia faz com que fatores de personalidade compatíveis com os signos sejam reforçados. É a chamada autoatribuição. Quem acredita que a agressividade é um traço característica do seu signo de Áries, por exemplo, acaba por reforçar essa característica em si mesmo.

Ou seja. A observação de padrões que reforcem os pressupostos astrológicos provavelmente se deve ao viés de confirmação, aquele mecanismo psicológico já descrito pela ciência que nos faz prestar mais atenção naquilo que reforça nossas crenças, e menos no que as enfraquece.

Um abraço e até a próxima!


Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Edição: Wallace Oliveira