EDUCAÇÃO PÚBLICA

Complexo do Alemão terá campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

O anúncio foi feito na segunda-feira (24); unidade na zona Norte do Rio será erguida na Avenida Itaoca

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Complexo do Alemão é composto por 15 favelas e concentra uma população de 70 mil habitantes, segundo o Censo IBGE 2010 - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Um novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) será construído no Complexo do Alemão, na zona norte da capital fluminense. O anúncio foi feito na última segunda-feira (24) pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o ministro da Educação, Camilo Santana.

“Este é um momento superimportante, tem alguns anos que esperamos a vinda do IFRJ para a cidade. Foi um compromisso que o presidente Lula assumiu durante a campanha e agora está cumprido”, afirmou Paes, que assinou o documento de desapropriação do terreno que foi repassado para o governo federal.

Leia mais: Produtores rurais do Rio de Janeiro têm direito à isenção de ICMS na conta de luz

O IFRJ, instituição federal de ensino público e gratuito, atua em diferentes níveis e modalidades de ensino, com opções desde a formação inicial e continuada, ensino técnico de nível médio, graduação e até pós-graduação lato e stricto sensu. Com atuação em 14 municípios do estado do Rio, atualmente agrega mais de 16 mil estudantes e oferece cerca de 150 cursos. O campus da zona norte será erguido na Avenida Itaoca, número 1.776.

O anúncio ocorreu ao lado da Nave do Conhecimento Nova Brasília, no Complexo do Alemão. O reitor da instituição Rafael Almada relembrou que a construção do novo campus do IFRJ é um pedido antigo da comunidade e de organizações sociais.

:: Moradores do Complexo do Alemão debatem demandas para a comunidade no Rio de Janeiro ::

“O campus do Complexo do Alemão do IFRJ não é um projeto novo. Retomamos esse diálogo na nossa gestão da reitoria para, efetivamente, consolidar uma unidade que possa contribuir com o desenvolvimento local e pensar em ensino técnico, graduação e pós-graduação na região. Ficamos muito felizes em poder dar andamento a essa discussão, como os cursos que serão oferecidos”, disse o reitor do IFRJ.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister