polêmica

Clube saudita compra jogador aliado da comunidade LGBTQIA+ e censura imagens dele com braçadeira arco-íris

Jordan Henderson estava no Liverpool há doze anos, sendo ativa voz anti-homofobia, e foi contratado pelo Al Ettifaq

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Posicionamento anti-homofobia de Henderson era tão constante que ele foi declarado "aliado no futebol" pelo British LGBT Awards - Ronny HARTMANN/AFP

Em dezembro de 2020, em um jogo do Liverpool, o meia Jordan Henderson, capitão do time, usou a braçadeira com as cores do arco-íris

Keith Spooner, um jovem gay torcedor do Liverpool, postou no Twitter que "ver aquilo significou o mundo para ele" e "o fez pensar em voltar a jogar futebol". 

Henderson, então, respondeu o tweet: "você nunca andará sozinho, Keith! Se usar a braçadeira ajudou uma pessoa, já é um progresso. Todos são bem-vindos no Liverpool!". 

O Al Ettifaq, da Arábia Saudita, anunciou oficialmente a contratação de Henderson, no último dia 27. 

:: Seleções europeias não usarão braçadeira com a bandeira LGTBQIA+ após ameaça de sanções da Fifa ::

O que chama a atenção é que, no vídeo oficial da contratação, o clube saudita deixou em preto e branco imagens do meio-campista com a braçadeira de arco-íris, ocultando o significado. 

Ser gay é crime na Arábia Saudita e pode ser punido com a pena de morte. 

Jordan Henderson estava no Liverpool há doze anos, sete deles como capitão. 

 

 

A transferência caiu como uma bomba na comunidade LGBTQIA+, afinal, Henderson tinha muita identificação com o clube, ligado à esquerda britânica, e nunca deixou de se posicionar. 

Era tão constante o posicionamento anti-homofobia de Henderson, que ele chegou a ser declarado, em 2021, como "aliado no futebol" pelo British LGBT Awards. 

Relembre: Catar libera bandeiras arco-íris nos estádios da Copa

"Mais uma vez, a nossa existência não é nada perto de um cheque gordo", disse um representante de um grupo de torcedores gays. 

Dentre tantas transferências para a Arábia Saudita, que tenta transformar sua liga em uma das maiores do mundo, nenhuma foi tão criticada como a de Henderson.

Exatamente pelo seu posicionamento ter sido superado por um pagamento muito acima da média. 

A BBC entrevistou Keith Spooner, o jovem que viralizou em 2020 ao se emocionar com o apoio de Henderson à causa. 

Ele afirmou que tem sentimentos mistos sobre a transferência, uma vez que deseja o melhor para a carreira de Henderson, mas se sente traído. 

A transformação da liga saudita em uma das maiores do mundo faz parte do plano de fazer do país do Golfo Pérsico uma grande potência mundial. 

Mohammad bin Salman, que comanda o país com mão de ferro, sabe da importância dos esportes para reposicionar seu país no xadrez do globo. 

* O Copa Além da Copa é um podcast dedicado a abordar o esporte do ponto de vista histórico, político, cultural e social. Nós produzimos conteúdo também no Instagram e no Twitter, e fazemos material exclusivo para assinantes da nossa campanha de financiamento coletivo. Conheça-a e torne-se apoiador(a) em apoia.se/copaalemdacopa

Edição: Rodrigo Gomes