de volta

Museu Carmen Miranda reabre no Rio de Janeiro após 10 anos de obras de revitalização

Em 2013, o espaço interrompeu seu funcionamento para se adaptar a regulamentações de segurança no espaço e acervo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A cerimônia oficial de reabertura terá a inauguração da exposição “Viva Carmen” - Reprodução

O Museu Carmen Miranda, no bairro do Flamengo, na Zona Sul da cidade, será reaberto após 10 anos de inatividade. A instituição receberá o público nesta sexta-feira (4). A abertura acontece após 10 anos de obras de revitalização do espaço e do acervo de 3.348 itens, principalmente de indumentárias da artista.

Inaugurado em 1976, o Museu de Carmen Miranda pertence à Fundação de Artes do Rio de Janeiro e foi projetado pelo arquiteto Affonso Reidy. Os objetos que pertenceram à artista e foram cedidos ao acervo pela família, após seu falecimento em 1955. 

Leia também: “Para meu amigo branco”: peça aborda papel das pessoas brancas na luta antirracista

Em 2013, o espaço interrompeu seu funcionamento para se adaptar a regulamentações de segurança. Ao longo da década muitos itens se deterioraram e tiveram de ser restaurados antes da abertura do museu, o que prorrogou ainda mais a data de reabertura. 

A cerimônia oficial de reabertura terá a inauguração da exposição “Viva Carmen”, que baseia-se em trazer ao público a cantora e atriz, dando ênfase à sua fase brasileira antes de tornar-se a grande “baiana internacional“. Além da exposição com curadoria de Ruy Castro e Heloísa Seixas, o evento contará com uma apresentação performática da cantora Juliana Maia.

Serviço

Reabertura do Museu Carmen Miranda
Local: Avenida Rui Barbosa, S/N, Flamengo/RJ
Data: sexta-feira (4) 
Hora: 18h
Entrada gratuita

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse