fim da primeira fase

Boletim da Copa: zebra histórica! Alemanha fica no empate com a Coreia do Sul e sai na 1ª fase; Colômbia e Marrocos avançam

Bicampeã, seleção europeia deixa a Copa feminina sem avançar à fase de grupos pela primeira vez

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Decepção das alemãs no gramado: time fica fora da Copa feminina na primeira fase pela primeira vez na história - Patrick Hamilton/AFP

Em uma Copa do Mundo feminina que já ficou marcada por resultados supreendentes, a maior zebra até aqui ficou reservada para o último dia de jogos da primeira fase. A Alemanha, equipe bicampeã mundial, não conseguiu avançar às oitavas de final – repetindo o desempenho da seleção masculina do país nas duas últimas Copas.

A seleção europeia ficou no empate em 1 a 1 com a Coreia do Sul nesta quinta-feira (3) e terminou com a terceira posição do grupo H. A Colômbia avançou na primeira posição, mesmo após a derrota por 1 a 0 para o Marrocos, que conquistou uma classificação histórica em sua primeira Copa do Mundo.


Em Berlim, torcedora alemã parece não acreditar no que vê pela televisão: equipe está eliminada na primeira fase da Copa feminina / Ina Fassbender/AFP

A classificação final do grupo é ainda mais surpreendente se for levado em conta a primeira rodada, em que a Alemanha atropelou o Marrocos por 6 a 0. Depois disso, porém, as marroquinas conquistaram as primeiras vitórias de uma seleção árabe em uma Copa feminina, enquanto a Alemanha não voltou a vencer.

Os jogos desta quinta

Precisando da vitória para se classificar, a Alemanha entrou como favorita contra as sul-coreanas, que vinham de duas derrotas. Após um início de jogo eletrizante, com chances dos dois lados, as asiáticas marcaram logo aos seis minutos, com Cho Sohyun. 

O time alemão foi para cima e, de tanto insistir, conseguiu o empate com a artilheira Alexandra Popp, de cabeça, já nos minutos finais do primeiro tempo. O empate serviria para a Alemanha, desde que Marrocos não vencesse a Colômbia no jogo que acontecia simultaneamente.

A notícia que as alemãs não queriam ouvir veio ainda antes do intervalo: Anissa Lahmari abriu o placar na partida entre marroquinas e colombianas nos acréscimos da etapa inicial e deixou o ambiente tenso para o time europeu.

O segundo tempo foi cercado de ansiedade nas duas partidas. A Alemanha buscava o gol contra a Coreia, Marrocos tentava se defender contra a Colômbia e todas estavam de olho também no cronômetro. Apesar da enormidade de acréscimos (a partida terminou com mais de 60 minutos jogados no segundo tempo), as alemãs não conseguiram o gol salvador. Já Marrocos se segurou para avançar.

Colômbia e Marrocos fecharam a primeira fase com 6 pontos conquistados cada uma no grupo H, com vantagem para as sul-americanas, que ficaram com a primeira posição pelo saldo de gols. A Alemanha somou 4 pontos, a Coreia ficou com 1.


Momento histórico: em sua estreia, Marrocos é a primeira seleção árabe a vencer e a passar de fase numa Copa do Mundo feminina / Colin Murty/AFP

Nas oitavas de final, a Colômbia enfrentará a Jamaica na próxima terça, às 5h (de Brasília). No mesmo dia, às 8h, a seleção de Marrocos pega a França e tenta seguir fazendo história, assim como a seleção masculina fez na Copa do Mundo masculina em 2022.

Agora é mata-mata

A fase de oitavas de final da Copa começa na madrugada do próximo sábado (5). Às 2h, pelo horário de Brasília, a Suíça pega a Espanha. Um pouco mais tarde, às 5h, o Japão encara a Noruega em confronto de equipes campeãs mundiais.

Ainda no sábado pelo horário brasileiro (precisamente às 23h de Brasília), mas já no domingo na Austrália, a atual vice-campeã, Holanda, pega a África do Sul, uma das surpresas da fase inicial.

A rodada do fim de semana continua na manhã de domingo. Suécia e Estados Unidos jogam às 6h (pelo horário de Brasília). As suecas venceram as três partidas na primeira fase, mas as estadunidenses, atuais bicampeãs, não podem ser menosprezadas, mesmo com a campanha irregular até aqui.

As oitavas de final têm ainda dois jogos na segunda-feira: Inglaterra x Nigéria (às 4h30) e Austrália x Dinamarca (7h30), sempre pelo horário de Brasília.

Edição: Rodrigo Chagas