Poder

Delegação progressista do Partido Democrata dos EUA vem ao Brasil e América do Sul em agosto

Congresistas, como Alexandria Ocasio-Cortez, buscam se aproximar dos governos de esquerda que voltaram ao poder na AL

São Paulo |
Durante a viagem da delegação, Alexandria Ocasio-Cortez quer explorar como “enfrentar a desinformação e as ameaças violentas às nossas democracias” - Brendan SMIALOWSKI / AFP

Uma delegação progressista do Partido Democrata estadunidense pretende visitar países latino-americanos, entre os dias 14 a 21 de agosto. Estão programadas visitas a Brasília, Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia) - os três países representam governos de esquerda que recentemente voltaram ao poder na região.

No grupo, que visa fortalecer os laços dos EUA com a América Latina, estarão os deputados e deputadas Alexandria Ocasio-Cortez (Nova York), Joaquin Castro e Greg Casar (ambos do Texas), Nydia Velázquez (Nova York) e Maxwell Frost (Flórida). Além do chefe de gabinete do senador Bernie Sanders (Vermont), Misty Rebik.

Para Ocasio-Cortez “já passou da hora de um realinhamento da relação dos Estados Unidos com a América Latina. Os EUA precisam reconhecer publicamente os danos que cometemos por meio de políticas intervencionistas e extrativistas e traçar um novo curso baseado na confiança e no respeito mútuo.” A deputada, que despontou na política estadunidence, recentemente pediu aos EUA que abram arquivos sobre ditadura brasileira.

Os políticos representam a ala mais à esquerda do congresso americano. E, durante a viagem, pretendem discutir com os presidentes Lula, Gabriel Boric (Chile) e Gustavo Petro (Colômbia) sobre três eixos: democracia, meio ambiente e processos de paz.

Em declaração conjunta, os políticos afirmaram que também pretendem se encontrar com lideranças indígenas, e ministros de Meio Ambiente e Economia, a fim de discutirem a questão climática e, nos países amazônicos, a preservação da Amazônia.

Os parlamentares ainda afirmaram que a “insurreição gêmeas” - o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, e em Brasília, em 8 de janeiro de 2023 - “deixaram claro que o destino da democracia nos Estados Unidos está intimamente ligado ao de seus vizinhos do sul”, afirmaram.

“[Os países] não apenas compartilham o desafio de defender suas instituições da violência política, desinformação e outras formas de intervenção antidemocrática; eles também compartilham o desafio de restaurar a confiança na capacidade dessas instituições de atender às necessidades fundamentais dos cidadãos”, acreditam os congressistas.

De acordo com a declaração conjunta, a delegação também pretende entender melhor as negociações pela paz na América Latina.

“[Queremos] conhecer a busca pela paz duradoura, desde os esforços públicos para manter a memória dos mortos e desaparecidos, até as negociações multilaterais para a desmobilização de grupos armados.”

Edição: Rodrigo Durão Coelho