Diplomacia

Após cumprir agenda do 7 de Setembro, Lula embarca para cúpula do G20 na Índia; Brasil vai assumir presidência rotativa do grupo

Presidente brasileiro participará de reunião diplomática no final de semana; Xi Jinping e Putin não participarão

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em agosto, o presidente Lula viajou para a África do Sul, onde participou da Cúpula do Brics, em Joanesburgo - Ricardo Stuckert/PR

Logo após a participação no tradicional desfile de 7 de setembro, em Brasília (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta quinta-feira (7) com destino a Nova Delhi, capital da Índia, onde participará da 18ª edição da cúpula de chefes de Estado e governo do G20.

Lula deve chegar na Índia na sexta-feira (8), conforme previsto na agenda presidencial, na véspera do início do encontro de chefes de Estado do G20, que está marcado para sábado (9) e domingo (10).

O Brasil receberá do país anfitrião o comando rotativo do bloco e será sede da próxima cúpula do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2024.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já afirmou que o Brasil deve usar o encontro para discutir temas como o desenvolvimento sustentável, combate à desigualdade e também a guerra entre Ucrânia e Rússia. Este último tópico, contudo, deve enfrentar resistências diante das diferentes visões sobre o conflito que existem dentro do bloco, afirmam pesquisadores de relações internacionais.

O presidente da China, Xi Jinping, não viajará para a Índia, assim como o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Eles serão representados, respectivamente, pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e o Ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Edição: Geisa Marques