7 de setembro

Contra a fome e pela prisão de Bolsonaro: Grito dos Excluídos e das Excluídas toma as ruas com atos em todas as regiões do país

Milhares de pessoas levaram bandeiras de luta para as mobilizações em cidades de norte a sul do Brasil nesta quinta (7)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Atos aconteceram em dezenas de cidades neste 7 de setembro - Lucas Martins

Milhares de pessoas foram as ruas em municípios de todas as regiões do país nesta quinta-feira, 7 de setembro, para a 29ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas. Mais uma vez, a manifestação no Dia da Independência fez ecoar a voz de pessoas e organizações marginalizadas.

Com o mote comum "Você tem fome e sede de quê?", os manifestantes pediram alimentação digna para todas e todos. Em cada localidade, os grupos agregaram outras pautas e também lutaram por causas que afligem suas populações.

Além disso, no primeiro Grito após o fim do governo de Jair Bolsonaro (PL), os participantes demonstraram apoio à prisão do ex-presidente, investigado por uma série de supostos crimes. Confira abaixo imagens e relatos sobre alguns dos atos realizados nesta quinta.

Belém (PA)


Ato na capital paraense homenageou defensores e defensoras de direitos humanos mortos na região amazônica / Carlinhos Luz

Estudantes, indígenas, representantes de movimentos populares, entidades religiosas e sindicatos se reuniram para a marcha do Grito dos Excluídos e das Excluídas em Belém (PA). Centenas de pessoas tomaram as ruas da cidade, e pediram justiça por Bruno Pereira e Dom Phillips, Dorothy Stang, Dilma Ferreira da Silva, Chico Mendes, Padre Josimo e outras lideranças vítimas da violência contra defensoras e defensores de direitos humanos na região amazônica.

Blumenau (SC)


Ato ocupou as ruas da cidade do Vale do Itajaí / Coletivo de Comunicação do MST em Santa Catarina

Em Blumenau (SC), representantes de movimentos populares foram às ruas da região central pra um chamado à união de trabalhadores e trabalhadoras. Famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e apoiadores levaram produtos dos assentamentos da região para mostrar os frutos de seu trabalho.

Curitiba (PR)


Representantes de povos indígenas participaram do ato na capital paranaense / Juliana Barbosa / MST-PR

Organizações indígenas, movimentos populares, representantes do movimento negro, pastorais sociais, grupos religiosos e sindicatos se uniram para o Grito dos Excluídos e das Excluídas em Curitiba (PR). O grupo saiu do Centro de Formação Santo Dias, na histórica Vila Torres, e foi até a Casa de Passagem Indígena (Capai), conquista recente do movimento. O ato contou ainda com a distribuição de almoço para mais de 500 pessoas pelo Marmitas da Terra e pelo MST.

Fortaleza (CE)


Representantes de movimentos se reúnem para realização do ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em Fortaleza / Aline Oliveira

Uma manifestação nascida das raízes da sociedade e das lutas populares por direitos. O ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em Fortaleza (CE) reuniu centenas de pessoas e muitas entidades com o objetivo de unir o campo e a cidade na periferia, denunciando as diversas formas de exclusão em uma das maiores cidades do país. 

Goiânia (GO)


Arcebispo liderou a organização do ato na capital goiana / Divulgação/Equipe Adriana Accorsi

Em Goiânia (GO), o ato do Grito dos Excluídos teve participação fundamental da igreja católica, que teve uma importante mudança de posicionamento na cidade depois da chegada do arcebispo Dom João Justino, que assumiu o cargo em fevereiro de 2022. Os participantes se uniram à Ocupação Paulo Freire, no Setor Solar Ville, para se manifestar pelos direitos das pessoas marginalizadas.

Maceió (AL)


Manifestantes se concentraram no centro da capital alagoana / Mykesio Max

Organizações populares do campo e da cidade se uniram para o Grito dos Excluídos e das Excluídas em Maceió (AL). Os participantes do ato desfilaram pelo mesmo percurso onde passou o desfile cívico do Dia da Independência, e lideranças foram recebidas pelo vice-governador Ronaldo Lessa, que está chefiando o executivo na ausência do governador Paulo Dantas, que está em viagem à China.

Presidente Prudente (SP)


Ato em Presidente Prudente aconteceu durante Feira da Reforma Agrária / Diógenes Rabello

Em uma cidade fortemente envolvida com o agronegócio, o Grito dos Excluídos e das Excluídas de Presidente Prudente (SP) se uniu aos participantes da Feira da Reforma Agrária. Em luta por direitos e igualdade, os representantes de movimentos populares, organizações religiosas e outras lideranças falaram à população sobre os desafios enfrentados na cidade.

Rio de Janeiro (RJ)


Participantes de manifestação no Rio de Janeiro se reúnem na Praça Mauá, região central da cidade / Pablo Vergara

O combate à violência deu o tom do ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas no Rio de Janeiro (RJ). Mães e outros familiares de pessoas vítimas do Estado levaram cartazes e mensagens pedindo Justiça. Em pauta também luta por moradia, contra a fome e a desigualdade.

São Leopoldo (RS)


Manifestação em São Leopoldo / Katia Marko

O ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, foi marcado pela emoção. Pelo menos 39 pessoas morreram vítimas das chuvas no estado nos últimos dias, e foram homenageadas. O ato, inclusive, foi realizado em um espaço fechado devido às condições climáticas. Foi feito o anúncio da instalação de uma cozinha comunitária em Encantado para distribuir alimentos às famílias vítimas das enchentes.

São Mateus (ES)


Sem terrinhas participaram do ato na cidade capixaba / Comunicação MST

Estudantes da Escola Municipal Assentamento Zumbi dos Palmares, do MST, participaram do ato do Grito dos Excluídos e Excluídas em São Mateus (ES). Mais de 140 educandas e educandos vivenciaram atividades pedagógicas sobre o tema durante a semana e nesta quinta levaram reflexões sobre o tema à marcha.

São Paulo (SP)


Ruas da capital paulista foram tomadas por participantes do ato / Elineudo Meira/@fotografia.75

Milhares de pessoas foram às ruas na maior cidade do país neste 7 de setembro em defesa de direitos sociais e pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ato, como é tradicional, transcorreu de forma pacífica, mas policiais militares foram enviados para proteção do Monumento às Bandeiras, homenagem aos bandeirantes paulistas, os descendentes de europeus que percorreram o país em busca de ouro e escravos no período colonial. 

Senhor do Bonfim (BA)


Manifestação em Senhor do Bonfim / Cícero Oliveira

Agricultoras e agricultores do MST na Regional Norte da Bahia, que fazem parte da Brigada Egídio Brunetto, participaram do Grito dos Excluídos na cidade baiana de Senhor do Bonfim, junto a representantes outros movimentos populares, sindicatos e outras organizações.

Edição: Geisa Marques