Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área sob alertas de desmatamento na Amazônia caiu 42,5% de janeiro a julho de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números foram positivos mesmo durante a estação seca. Em julho, a queda foi de 66%, índice que se repetiu em agosto.
Veja também: Bem Viver na TV traz a luta dos streamings independentes brasileiros para garantir a diversidade nas telas
Na semana que o país celebra o Dia da Amazônia o Bem Viver, programa do Brasil de Fato, conversou com André Lima, responsável pela Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente. Ele diz que o Brasil conseguiu consolidar a redução da taxa de desflorestamento e conta quais medidas o governo pretende tomar para o desmatamento continuar caindo.
"Mas não dá para parar para comemorar, tem que comemorar trabalhando. Porque de fato, a gente está verificando que tenha havido uma resposta consistente e em uma escala positiva de redução. Na minha avaliação, nesses primeiros meses, o que foi feito de uma de forma muito substancial é a agenda de comando e controle. É melhorar, otimizar, dar mais inteligência e eficiência a fiscalização. E isso foi feito mesmo com um número menor de fiscais em relação a alguns anos atrás", afirmou o secretário.
::Casa Escrevivência: escritora Conceição Evaristo inaugura projeto no Rio de Janeiro::
Em contraste com o governo anterior, que desmontou a estrutura de fiscalização ambiental e deu sinal verde aos desmatadores, as estatísticas permitem dizer que a Amazônia retornou a patamares pré-Bolsonaro de devastação.
Em 2023, o total de áreas embargadas na Amazônia foi de 280 mil hectares, 213 mil em propriedades privadas e 67 mil em terras públicas. O valor das multas ambientais aplicadas no bioma já se aproxima de R$ 1 bilhão.
Veja também: Bem Viver na TV: Como a agricultura urbana pode atuar no combate a fome?
“Uma grande novidade que a gente implementou nessa linha da fiscalização são os embargos remotos, ou seja, nós estamos potencializando a utilização de tecnologia, não apenas para detecção do desmatamento e para mobilização da fiscalização de campo, mas também para aplicar as sanções remotamente. E isso começa a gerar resultado, porque a gente multiplica por 10 a capacidade de fiscalização”, explicou Lima.
Mesmo assim, cientistas alertam para a possibilidade concreta de que o agronegócio leve o bioma ao chamado ponto de não retorno, quando a degradação ambiental será tão profunda, que será impossível revertê-la.
E tem mais...
A capoeira é um símbolo da cultura brasileira, e ferramenta de libertação do povo negro. Saiba mais no Mosaico Cultural.
No Comida de Verdade, Gema Soto, da Gastronomia Periférica, ensina uma receita típica da Venezuela, de herança indígena: as cachapas.
Na Dica de Saúde, saiba como conseguir atendimento odontológico gratuito.
Em Brumadinho, Minas Gerais, comunidade acompanha de perto a restauração de uma igreja de mais de 300 anos.
E o Bigu Comunicativismo dá um salve lá de Recife, Pernambuco.
Quando e onde assistir
No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.
Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC
Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET.
Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET.
Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital.
Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.
TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Edição: Marina Duarte de Souza