tragédia

O que se sabe até agora sobre o terremoto no Marrocos

Considerado o mais letal desde a década de 1960, terremoto no Marrocos teve epicentro em região próxima à Marrakesh

Redação | Recife (PE) |
O número de vítimas fatais já ultrapassa 2 mil no Marrocos - Fethi Belaid / AFP

O terremoto no Marrocos, que provocou mais de 2.000 vítimas fatais até este domingo (10), é considerado o mais letal desde a década de 1960, conforme o Ministério do Interior do país africano. 

O abalo do última sexta-feira (8) teve epicentro numa região próxima à cidade turística de Marrakech, considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Segundo a agência EFE, o governo marroquino teria aceitado a ajuda de quatro países para auxiliar nas tarefas de salvamento: Espanha, Reino Unido, Emirados Árabes e Catar. Equipes irão atuar no resgates de pessoas presas nos escombros.

A Cruz Vermelha Internacional destacou que o país da África poderá precisar de "meses, ou até anos" de auxílio para reconstrução de áreas atingidas.

Projeções de especialistas estimam que 300 mil pessoas possam ter sido afetadas pelo sismo em Marrakech, isto é, um terço da população da cidade. 

Diante da calamidade, o rei Mohammed 6º declarou três dias de luto nacional e as Forças Armadas anunciaram que irão garantir o fornecimento de abrigo, comida e outras formas de ajuda aos sobreviventes.

As províncias mais atingidas foram Al Haouz, Ouarzazate, Marrakech, Azilal, Chichaoua e Taroudant. Nesses locais, há centenas de vítimas, segundo o Ministério do Interior local. 

:: Terremoto mata mais de mil pessoas no Marrocos ::

O Marrocos está localizado entre as placas tectônicas da África e euroasiática. Isso faz com que o país seja frequentemente atingido por terremotos.

Em 2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas por conta de um terremoto em Alhucemas, no nordeste do país.

:: Tortura, sequestro e prisões arbitrárias: as práticas do Marrocos contra o povo saaraui ::

A porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, informou em comunicado que a Organização das Nações Unidas está “pronta para ajudar o governo de Marrocos nos seus esforços para auxiliar a população afetada”.

Segundo o centro de sismologia dos Estados Unidos, o tremor teve uma magnitude de 6,8 graus na escala Richter, que mede a força de eventos como esse num intervalo numérico que vai de zero a 10. 


Mulher chora em meio a escombros deixados por terremoto que atingiu Marrocos na sexta (6) / Fadel Senna/AFP

Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu um comunicado no sábado (9) para expressar pesares do governo brasileiro às famílias das vítimas do terremoto. Além disso, a nota também transmitiu solidariedade ao povo e ao governo marroquinos.

O governo federal divulgou os contatos da Embaixada do Brasil em Rabat, a capital do país, que está operando em regime de plantão. Os funcionários brasileiros do posto marroquino podem ser contatados pelo telefone +212 661 16 81 81 (inclusive WhatsApp). Além disso, o plantão consular do Itamaraty também está disponível para atendimento através do telefone e WhatsApp: +55 61 98260-0610. Até o momento, não foram confirmadas vítimas brasileiras. 

:: "Volta à luta armada foi forçada pelo Exército do Marrocos" diz ministra saaraui sobre guerra ::

 

Edição: Vivian Virissimo