Encontro

Kim Jong-un diz a Putin que Rússia iniciou 'luta sagrada para proteger sua soberania'

Em visita à Rússia, líder norte-coreano diz que os dois países 'estarão sempre juntos na luta contra o imperialismo'

Rio de Janeiro |
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, aperta a mão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante reunião no Cosmódromo de Vostochny, na região de Amur, em 13 de setembro de 2023. - Mikhail Metzel / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, realizaram uma reunião bilateral nesta quarta-feira (13) no cosmódromo de Vostochny, na região de Amur, no Extremo Oriente da Rússia. É a segunda vez que os dois líderes se encontram. A última vez que Kim esteve na Rússia foi em 2019.

:: Em trem blindado, Kim Jong-un chega à Rússia para encontro com Putin ::

Após uma reunião que durou mais de duas horas, os líderes dos dois países participaram de um jantar oficial. No total, a cúpula durou mais de cinco horas. A expectativa para o encontro era de que Putin e Kim discutissem a transferência de armas norte-coreanas para Moscou em troca de tecnologia militar para Pyongyang.

"Discutimos em profundidade a situação político-militar na Península Coreana e na Europa e chegamos a um consenso satisfatório sobre o reforço adicional da cooperação estratégica e tática, apoiando a solidariedade na luta para proteger o direito soberano à segurança, para criar garantias de paz duradoura", disse Kim de acordo com o Kremlin.

O líder da Coreia do Norte enfatizou que a sua visita ocorre em um momento "em que um confronto feroz entre progresso e reação se desenrola na arena internacional”.

"Estou feliz em vê-lo", disse Putin depois de cumprimentar o líder norte-coreano e antes de seguir para a inspeção do complexo de lançamento do foguete espacial Soyuz-2. O presidente russo disse que Kim "mostra grande interesse na tecnologia de foguetes".

"Nossa reunião está acontecendo em um momento especial. Mais recentemente, a República Popular Democrática da Coreia celebrou 75 anos de sua criação", disse Putin. "Setenta e cinco anos de estabelecimento de relações diplomáticas entre nossos países. Deixe-me lembrá-lo que foi o nosso país o primeiro a reconhecer o estado soberano e independente da República Popular Democrática da Coreia", acrescentou.

Kim, por sua vez, expressou gratidão e observou que, no estágio atual da Coreia do Norte, "a primeira prioridade são as relações com a Federação da Rússia".

"A Rússia iniciou agora uma luta sagrada para proteger a soberania e a segurança do seu Estado em oposição às forças hegemônicas", destacou.

Durante a breve parte aberta das negociações, Kim disse que a Coreia do Norte quer desenvolver relações porque sempre apoiou "todas as decisões do presidente Putin e do governo russo".

"Também espero que estaremos sempre juntos na luta contra o imperialismo e pela construção de um Estado soberano", completou o líder norte-coreano.

Edição: Thales Schmidt