Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice
Cinema e Audiovisual:
- CineBancários
- Mostra Ecofalante de Cinema chega a Porto Alegre
- Mostra de Cinema Musical Gaúcho apresenta Vozes Negras Importam na Casa de Cultura Mario Quintana
- Cinemateca Paulo Amorim
- Sala Redenção
Música:
- Jacque Falcheti comemora 1 ano de CRUA com Turnê Sul
- Imersão Batucas – especial Rita Lee
- Resposta ao Tempo, novo show do projeto Canção e Poesia
- Fagotista francesa e regente italiana se juntam à dupla de solistas da OSPA no concerto "O Pássaro de Fogo"
- Quarteto de flauta e cordas da OSPA apresenta obras do classicismo ao choro brasileiro
- Orquestra Jovem e Ballet Projari realizam concerto didático em Guaíba (RS)
- Nei Lisboa no Espaço Cultural 512
Literatura:
- Rafael Guimaraens realiza super sessão de autógrafos na Livraria Santos
- Paulo Mendes faz pré-lançamento do livro "Campereadas – Coração de pandorga"
Teatro e dança:
Exposição, artes Visuais e oficina:
- Lançamento da Exposição Cativeiro Sem Fim
- Exposição “Conexões Nômades”
- Exposição Reverberações Picturais
- CCMQ inaugura mostra fotográfica Akuosa Solução: retratos do invisível
- Jogo de cartas sobre a Mitologia Tupi-Guarani será lançado na Fundação Ecarta
- Galeria de Arte Liana Brandão apresenta exposição dos alunos da Escola Dr. Mário Sperb
- MACRS promove programação especial para a 17ª Primavera dos Museus
- Ieavi e MACRS apresentam a exposição "MACRS fps – videoarte em evidência"
- Projeto Educativo da CCMQ tem programação especial da Primavera dos Museus
- Colóquio discute leitura de imagens e recebe crítico francês Jacques Leenhardt no Centro Cultural
Festa e ar livre:
Animação infantil, "A Ilha dos Ilus" estreia no CineBancários
Sinopse: Pocó está pronto para nascer e viver o melhor dia da sua vida de cachorro! Porém, é enviado para uma família errada obrigando ele a voltar para a Ilha dos Ilus, local mítico onde todos os animais vivem antes de nascerem. Inconformado, Pocó quer conhecer sua verdadeira família, mesmo que, para isso, precise descobrir a todo custo uma passagem secreta, que somente Rinco, o líder do clã dos animais rejeitados, sabe encontrar. Sua melhor amiga Oli o ajuda nessa jornada, mesmo Pocó nem imaginando que ela é uma espiã da Gakra, uma réptil maligna que pretende invadir a ilha e sacudir com todo o reino animal.
Animação infantil, "A Ilha dos Ilus" / Foto: Divulgação
Outro destaque é o filme Angela, de Hugo Prata.
Sinopse: Após uma tumultuada separação e ter que ceder a guarda dos seus três filhos, a famosa socialite Ângela Diniz conhece Raul e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto quanto ela. A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na casa de praia. Mas a vida tranquila rapidamente se transforma quando Raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador. A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil.
Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.
Entre os dias 14 e 20 de setembro, a cidade de Porto Alegre receberá a itinerância da 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada como o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais, na Cinemateca Capitólio, com entrada gratuita.
A programação contará com a exibição de 18 filmes nacionais e internacionais, incluindo obras premiadas em festivais nacionais e internacionais, destaques da edição mais recente da Mostra Ecofalante em São Paulo e sessões para o público infanto-juvenil.
Entre os destaques, “Escute: A Terra foi Rasgada”, de Cassandra Mello e Fred Rahal, que retrata uma aliança histórica entre três povos indígenas pela defesa de seus territórios, frente à destruição causada pelo garimpo; “O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas”, dirigido pela sobrinha-neta de Walt Disney e herdeira da The Walt Disney Company, Abigail Disney, que é documentarista e ativista social, aborda a profunda crise de desigualdade nos Estados Unidos, usando o legado de sua família como um estudo de caso, entre outros. Para o público infanto-juvenil, a mostra exibe “A Viagem do Príncipe".
A abertura do evento ocorre nesta quinta-feira (14), às 19h, com a exibição do premiado “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, último vencedor do Festival de Cinema de Brasília e que obteve os prêmios de júri e de público na 12ª Mostra Ecofalante, realizada em São Paulo no mês de junho. O documentário retrata a maior expedição das últimas décadas na Amazônia realizada pela Funai e liderada pelo indigenista Bruno Pereira para tentar encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos, em estado de vulnerabilidade.
Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.
Mostra de Cinema Musical Gaúcho apresenta Vozes Negras Importam na Casa de Cultura Mario Quintana
A mostra de Cinema Musical Gaúcho apresenta nesta quinta-feira (14), às 19h, na Sala Norberto Lubisco, na Casa de Cultura Mario Quintana, o documentário "Vozes Negras Importam", dirigido por Tiago Trindade e com produção de Paulo Dionísio.
Acreditando no poder da arte de sensibilizar, impulsionar reflexões e motivar mudanças, o trabalho audiovisual retrata a história e a trajetória de cantores e cantoras negras do estado. Cristal, Geda, Glau Barros, Graziela Pires e Dejaene Arrué (50 Tons de Pretas), Jorge Foques, Luana Fernandes, Marietti Fialho, Pâmela Amaro, Paulo Dionisio, Rafa Rafuagi, Serginho Moah e Valéria Barcellos apresentam através de conversas suas batalhas e dificuldades pessoais e artísticas, bem como conquistas e vitórias da carreira.
O Projeto conta com produção de Paulo Dionísio e direção de Tiago Trindade e foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com financiamento do governo do estado do Rio Grande do Sul, através da Sedac, Patrocínio da Sulgaz e apoio da Baden Torrefação.
Mais informações através do site www.vozesnegrasimportam.com.br e também pelas redes sociais: @vozesnegrasimportam.
Entre os destaques na Cinemateca Paulo Amorim entre os dias 14 e 20 de setembro está o filme Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, na Sala Eduardo Hirtz, às 17h30.
O quinto filme do diretor é uma visão pessoal sobre memória e cotidiano. A partir de muito material de arquivo, próprio e pertencente a instituições, ele costura lembranças sobre o apartamento onde cresceu e sobre os antigos cinemas de rua de Recife, o que acaba revelando algumas verdades sobre a vida em sociedade. O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio, e abriu o Festival de Gramado.
As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.
Cinema japonês é tema de programação na Sala Redenção
De 4 a 22 de setembro, a Sala Redenção apresenta a “Mostra à La Carte – Cinema Japonês”. Realizada em parceria com o streaming Belas Artes à La Carte, a programação reúne seis filmes, oferecendo um panorama da cinematografia do Japão.
Como ponto de partida, a mostra apresenta grandes clássicos. A seleção inclui quatro obras realizadas por diretores consagrados: “Rashomon” (1950), de Akira Kurosawa; “Filhos de Hiroshima” (1952), de Kaneto Shindô; “Era Uma Vez em Tóquio” (1953), de Yasujiro Ozu; e “Contos da Lua Vaga” (1953), de Kenji Mizoguchi. Este último filme conta com uma sessão comentada, com a participação de Sérgio Alpendre e Carla Oliveira, no dia 15 de setembro.
Avançando no tempo, a mostra exibe duas produções mais recentes da cinematografia japonesa e promove debates sobre elas. No dia 19 de setembro, a sessão de “Os Frutos da Paixão” (1981), dirigido por Shuji Terayama, é seguida de uma conversa sobre o cinema experimental com Luís Edegar de Oliveira e Thainá María. O cinema japonês contemporâneo é a pauta de um bate-papo, conduzido por Eduardo Wannmacher, que acompanha a exibição do filme “Roda do Destino” (2021), de Ryûsuke Hamaguchi, no dia 22 de setembro.
Todas as sessões têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. Neste link veja a programação completa.
Contos da Lua Vaga / Foto: Divulgação
Lançamento da Exposição Cativeiro Sem Fim
A exposição Cativeiro Sem Fim revela imagens de uma realidade pouco conhecida no Brasil, a dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados no Brasil durante a ditadura civil-militar, regime vivido no país entre 1964 e 1985. Evento on-line promovido pelo Museu das Memórias (In)Possíveis, o lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (18), às 20h, e contará com a participação do autor do livro que dá nome à exposição, o jornalista Eduardo Reina, e do escritor Julian Fucks.
Em Cativeiro Sem Fim (Editora Alameda), o autor prova com uma pesquisa exaustiva e de fôlego que o sequestro de crianças não era uma exceção na ditadura civil-militar brasileira, mas um método, uma regra. E conta que, diferentemente do que ocorreu nos outros países da América Latina, no Brasil são os filhos que procuram por seus pais e não os pais que procuram por seus filhos, seja porque foram assassinados, porque ainda temem os militares ou porque estão traumatizados.
Na avaliação dos psicanalistas, os efeitos traumáticos destas violências são devastadores, pois a lógica da filiação é estruturante na constituição psíquica dos sujeitos. Portanto, romper esses laços de forma cruel, como revelam as histórias de sequestros de crianças, é condenar essas pessoas a lugar nenhum, a lugares vazios.
No site do Museu, uma reflexão nos aproxima dos sentimentos destas vítimas de Terrorismo de Estado.
Foto: Divulgação
6ª edição do Cult Circuito, festival em Viamão
Desde 2018, o Cult Circuito movimenta a cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, com um festival democrático e aberto às participações artísticas. Realizado sempre em setembro de cada ano, propõe um circuito cultural na cidade e evidencia a produção artística e educacional dos profissionais da área, artistas e trabalhadores da cultura da região.
O festival, que acontece este ano entre 1 e 30 de setembro, além de estimular a produção artística, impulsiona a indústria criativa do município, impacta social e economicamente ao aproximar o público viamonense de seus agentes culturais, promove trocas entre artistas e público e gera receita ao fomentar toda cadeia produtiva cultural de Viamão.
Programação pode ser acompanhada neste link.
.
Oficinas do Porto Alegre em Cena
Segue as atividades formativas, com atores e diretores que integram a grade do festival. Já tradicional na programação do festival Porto Alegre em Cena, as atividades formativas oferecem oficinas de teatro, dança, teatro de rua, teatro de bonecos para atores, brincantes, bailarinos, estudantes, escritores, dramaturgos e curiosos sobre as artes cênicas em geral. Confira abaixo a programação e como se inscrever para participar do eixo educacional do festival.
Danças Furiosas: organizando os ódios a partir da metodologia da Dança da Indignação
Com Gal Martins
16 de setembro, sábado, das 14h às 17h
Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Marcos Barreto (4º andar) – R. dos Andradas, 736
Vagas: 20 / Público: estudantes e artistas
A Antropofagia no Corpo: de(cu)lonialismos e transespecismos
Com Alexandra Gonçalves Dias
23 de setembro, sábado, das 14h às 16h
Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Lili Inventa o Mundo (5º andar) – R. dos Andradas, 736
Vagas: 20 / Público: maiores de 18 anos
Peça Cães / Foto: Camila Albrecht
Jacque Falcheti comemora 1 ano de CRUA com Turnê Sul
Depois de shows nas principais cidades da Europa e no estado de São Paulo do Brasil, Jacque Falcheti chega ao Sul do país com o show "CRUA”, de seu mais recente álbum.
A Turnê CRUA traz canções autorais do álbum lançado em 2022 premiado pelo ProAc de São Paulo. Inacabada, imatura e visceral. Por que esperar o tempo perfeito para fazer algo se ele não existe e o processo se faz tão bonito com suas imperfeições? Entre acordes delicadamente escolhidos a dedo, voz ao pé do ouvido e silêncios nas texturas dos arranjos, o show do CD é um convite para uma pausa no dia e uma reflexão ao íntimo.
Ela se apresenta na próxima quinta-feira (14), no Café Fon Fon (R. Vieira de Castro, 22 – Farroupilha), às 20h.
Segue a exposição “Conexões Nômades”, em Novo Hamburgo, na Casa das Artes. Realizada pelo projeto social Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH) da Universidade Feevale e pelo projeto de pesquisa Território Nômade, um coletivo de artistas que surgiu dentro da Instituição, a mostra tem o objetivo de fazer o público pensar sobre as trocas que podem nascer do encontro de culturas diversas.
Quando: Até 28 de setembro. De terça a sexta-feira, das 9h às 17h45min e sábado das 9h às 15h45min
Onde: Casa das Artes (Rua Primeiro de Março, Nº 59 – Centro, Novo Hamburgo)
Quanto: Evento gratuito
Exposição “Conexões Nômades” / Foto: Divulgação
Exposição Reverberações Picturais
Clóvis Martins Costa apresenta sua mais nova produção na exposição "Reverberações Picturais", inaugurada no dia 5 de setembro, na Ocre Galeria, em Porto Alegre. A produção que o artista plástico apresenta é composta por, aproximadamente, 20 pinturas de dimensões variadas, nas quais vem explorando a construção do campo pictórico partindo de procedimentos com os quais já trabalha há bastante tempo e outros mais recentes. "São obras produzidas entre 2022 e 2023 que promovem um diálogo com a linguagem da pintura", comenta.
Visitação: Até 30 de setembro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min. Conversa com o artista dia 14 de setembro de 2023, quinta-feira, às 18h. Mediação de Marilice Corona
Local: Ocre Galeria | Rua Demétrio Ribeiro, 535, Centro Histórico de Porto Alegre-RS
Entrada franca
Trecho de paisagem com branco sobre fundo geométrico vermelho / Foto: Divulgação
Imersão Batucas – especial Rita Lee
As Batucas, um espaço de formação para mulheres que desde 2015 agrega muitas turmas, amizades e aprendizados, promove a quarta edição de um projeto de imersão, onde as alunas se dedicam a entrar em contato com a música de forma ampla, guiadas pela experiência e sensibilidade das musicistas Biba Meira e Julia Pianta na parte percussiva; e por Raquel Pianta, na parte de vocal.
Essa edição homenageia Rita Lee, assim como a anterior, abordando a obra dessa grande artista brasileira. Será neste sábado (16), em duas turmas: às 16h e às 18h30min. Não é necessária experiência com música, percussão ou canto para participar. Os materiais são disponibilizados pela escola das Batucas, que fica na Rua Miguel Tostes, próximo ao Hospital de Clínicas.
Local: No Estúdio das Batucas, na rua Miguel Tostes, próximo ao Hospital de Clínicas (o endereço exato é enviado por e-mail assim que a inscrição é confirmada)
Valor: R$ 60,00
Inscrições no Sympla.
As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão atua desde 2015 / Foto: Diego Lopes
Resposta ao Tempo, novo show do projeto Canção e Poesia
Resposta ao Tempo traz para o público a beleza das canções e o lirismo de suas letras, acompanhadas por intervenções poéticas de grandes nomes da nossa poesia. A sexta edição do projeto Canção e Poesia, reúne a Banda do Clube da MPB, composta por Alexandre Rodrigues, Maíra Baumgarten e Roberto Bisotto, com sua convidada especial da noite, Liana Timm, para apresentar um repertório recheado de canções de compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Tom Zé e Pedro Luís, entre outros. O show acontece nesta sexta-feira (15), no Tablado Andaluz, às 20h30min, e já é possível reservar ingressos
Nesta edição estarão os poetas Delma Gonçalves e Celso Gutfriend, dividindo a cena com as duas cantoras: Maíra e Liana. No repertório, entre outras músicas, estão Dom de iludir (Caetano Veloso), Não diga não (Tito Madi), Resposta ao tempo (Aldir Blanc, Cristóvão Bastos), Lua cheia (Chico Buarque, Toquinho), Só solidão (Tom Zé), Sabe você (Carlos Lyra, Vinicius de Moraes), Parte coração (Pedro Luis). Resposta ao Tempo traz ainda a participação especial de Gabriela Zanatta no cavaquinho.
Local: Rua Venâncio Aires, 556, Cidade Baixa
Couvert artístico: R$ 25,00
Reservas pelo telefone 51 9983 0809.
Foto: Divulgação
Batizado em homenagem a uma grande obra de Stravinsky, o concerto "O Pássaro de Fogo" é protagonizado por quatro mulheres que são expoentes em seus campos. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), estará sob regência da italiana Teresa Satalino. Para executar uma obra de Carl Maria von Weber, a Orquestra recebe a francesa Sophie Dervaux, referência internacional do fagote. Outra peça, de Richard Strauss, reunirá sobre o palco, como solistas, a fagotista da OSPA Ange Bazzani e a clarinetista Ariane Rovesse. A apresentação ocorre neste sábado (16), às 17h, na Casa da OSPA. Os ingressos estão disponíveis na Sympla, por valores entre R$ 10 e R$ 50. Também está prevista a transmissão ao vivo da performance pelo YouTube da OSPA.
Local: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Sophie Deervaux / Foto: Divulgação
Quarteto de flauta e cordas da OSPA apresenta obras do classicismo ao choro brasileiro
A programação da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem se destacado por trazer ao público composições pouco conhecidas com histórias fascinantes, adaptações de músicas originalmente escritas para instrumentos atualmente incomuns e, além disso, pelo potencial de promover o encontro de universos musicais.
Neste domingo (17), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA, o classicismo de Mozart e Ferdinand Ries se junta ao choro de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Abel Ferreira nesta apresentação imperdível do Quarteto Instrumental, grupo formado pelos músicos da OSPA Elena Romanov (violino), Vladimir Romanov (viola), Rodrigo Alquati (violoncelo) e Artur Elias (flauta). A entrada é franca e por ordem de chegada.
Local: Sala de Recitais da Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
CCMQ inaugura mostra fotográfica Akuosa Solução: retratos do invisível
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), abrirá na próxima quarta-feira (21), às 18h, a exposição "Akuosa Solução: Retratos do invisível", na Sala Radamés Gnatalli (4º andar da CCMQ). A mostra é composta principalmente por autorretratos, com imagens realizadas entre 2017 e 2021, e é assinada por Lu Akuosa, artista que trabalha com design e artes visuais.
Nas fotografias, fruto de fotoperformances, Akuosa se apresenta com pinturas corporais, cuja concepção surge de uma introspecção e uma sensibilização com o momento presente.
Local: Sala Radamés Gnatalli (Casa de Cultura Mario Quintana, 4º andar – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Visitação: de 22/09 a 26/11, de terça a domingo, das 10h às 20h.
Lu Akuosa – Ternura / Foto: Divulgação
Jogo de cartas sobre a Mitologia Tupi-Guarani será lançado na Fundação Ecarta
Aprender sobre a cultura e a cosmologia dos povos originários e a utilização de jogos e atividades lúdicas no ensino da história são tema dessa palestra com o editor da coleção Cartas na História, Silvio Romero Martins Machado, nesta quinta-feira (14), 19 horas, com entrada franca, na Fundação Ecarta.
Nesta palestra dialogada haverá também exposição de jogos e seção de perguntas e bate-papo sobre a necessidade de resgatar e aprender sobre a cultura do povo tupi-guarani e povos originários e a utilização de jogos e atividades lúdicas dentro e fora de sala de aula, além da produção de jogos como atividade profissional. Autor da coleção 'Cartas na História', Machado desenvolve uma série de jogos como ferramentas do ensino da história.
Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre.
Galeria de Arte Liana Brandão apresenta exposição dos alunos da Escola Dr. Mário Sperb
A exposição "A Semana da Arte Moderna pelo olhar dos Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Sperb" está aberta para visitação na Galeria de Arte Liana Brandão até o dia 15 de outubro, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, em São Leopoldo.
Local: Galeria de Artes Liana Brandão- Centro Cultural José Pedro Boéssio
Rua Osvaldo Aranha, 934, centro, São Leopoldo.
Foto: Divulgação
MACRS promove programação especial para a 17ª Primavera dos Museus
O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará uma programação especial nos dias 16, 21 e 23 de setembro, em comemoração à 17ª Primavera dos Museus. Essa ação anual, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como objetivo incentivar os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais com foco em um tema específico.
Neste ano, a 17ª Primavera dos Museus aborda o tema "Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas". Em consonância com essa temática, o setor educativo do MACRS apresenta sua programação, que busca promover o reconhecimento das histórias, memórias e contribuições das comunidades LGBTQUIAP+, indígenas e quilombolas na promoção da democracia e diversidade cultural.
Programação:
Mediação experimental
Data: 16 de setembro
Horário: 16h – Montagem do quebra-cabeça, inspirado na obra do artista Jaider Esbell. A atividade faz uma releitura de uma das obras do artista indígena Jaider Esbell, elaborada pelo setor educativo do MACRS em formato de quebra-cabeça, promovendo uma atividade lúdica para os participantes, ao mesmo tempo em que é apresentada a obra e vida do artista.
Local: Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ
Primavera LP
Horário: 18h às 19h – Primavera LP, com a artista Paula Posada. Realizada em parceria com o Instituto Estadual de Música (IEM) e com o setor educativo do MACRS, a atividade é inspirada na obra "Anaconda" (2013), do artista Carlos Zerpa. As duas instituições apresentam a artista Paula Posada para iniciar um DJ Set, no 6° andar da CCMQ, onde a obra está instalada. O intuito do evento é ilustrar os arranjos do vinil, marcado pelas influências indígenas e colombianas, trazendo o intercâmbio entre a música e as artes visuais.
Local: Espaço Vasco Prado, 6º andar da CCMQ
Mediação Experimental: Narrativas indígenas nas Artes Visuais
Data: 21 de setembro
Horário: 16h às17h30 – Mediação Narrativas indígenas nas Artes Visuais, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Trata-se de uma mediação conjunta entre os educativos da CCMQ e do MACRS, que será realizada nos espaços da Casa e na Exposição "El Cielo por Asalto", na Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ.
Local: Travessa dos Cataventos, térreo da CCMQ
Mediação Experimental: uma mediação ao pôr do sol
Data: 23 de setembro
Horário: 17h – Mediação ao pôr do sol, com Jordi Tasso e Daniele Alana. Com os vermelhos, laranjas, amarelos e verdes estourados a mediação durante o pôr do sol tem como objetivo realçar as obras a partir de uma pintura ampliada, onde a luz natural altera a percepção e leitura das obras expostas na mostra "Relações de Pesquisa", na Galeria Xico Stockinger, 6º andar da CCMQ, invertendo a ordem de um "defeito" do espaço expositivo para uma atividade complementar a um dos temas da exposição, a crítica à pintura.
Local: Galeria Xico Stockinger, 6º andar da CCMQ
Karaokê temático
Horário: 18h30 às 20h – Karaokê temático. A atividade descontraída visa celebrar e promover a diversidade, memórias e a importância da democracia para as comunidades LGBT+
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, térreo e 6º andar – Espaço Vasco Prado, Galeria Sotero Cosme e Galeria Xico Stockinger, 6º andar da CCMQ
Entrada gratuita
Primavera dos Museus / Foto: Divulgação
Ieavi e MACRS apresentam a exposição "MACRS fps – videoarte em evidência"
O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), em parceria com o Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugura no dia 14 de setembro, às 18h, a exposição "MACRS fps – videoarte em evidência" na Fotogaleria Virgílio Calegari, no 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A mostra, que tem a curadoria de Bruna Martin, reúne um conjunto diversificado de 13 obras audiovisuais do acervo do Museu, além de uma instalação impactante e duas fotografias digitais.
Local: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre
Visitação: até 12 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Veronika Veit / Foto: Divulgação
Projeto Educativo da CCMQ tem programação especial da Primavera dos Museus
O projeto Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove uma série de eventos especiais na próxima semana, relacionados à 17ª Primavera dos Museus. A programação, que acontece entre os dias 19 e 23 de setembro, é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e terá como tema "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas".
De 19 a 22 de setembro serão oferecidas mediações para escolas e grupos. O percurso contará com atividades como o Jogo da Memória Ancestral, que reflete sobre a contribuição ativa das línguas indígenas e de matrizes africanas na construção da língua portuguesa falada no Brasil. As participações podem ser agendadas através do e-mail [email protected], com as seguintes opções de horários: 10h30, 13h30, 14h30 e 16h.
Veja neste link a programação completa.
Projeto Educativo / Foto: Divulgação
Colóquio discute leitura de imagens e recebe crítico francês Jacques Leenhardt no Centro Cultural
Na próxima segunda-feira (18), o Centro Cultural da Ufrgs sedia o colóquio "História e Arte: Leituras de Imagens", que objetiva reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros em uma perspectiva transdisciplinar, na qual história e arte se conectam com várias outras disciplinas. A programação é formada por mesas redondas, conferência e lançamento de livro.
Entre os convidados, está o crítico francês Jacques Leenhardt, doutor pela Universidade de Nanterre, que atuou como diretor de estudos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, presidente de honra da Associação Internacional de Críticos de Arte e presidente do Conselho Científico dos Arquivos de Crítica de Arte. Além do lançamento de seu livro "Rever Debret: colônia, ateliê, nação" (Editora 34), às 18h, a programação inclui uma conferência sua sobre o tema, com mediação de Elida Tessler.
O "Colóquio História e Arte: Leituras de Imagens" é uma parceria entre Centro Cultural da Ufrgs, Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Grupo de Estudos de Estudos em Documentação em Urbanismo e Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Todas as atividades têm entrada franca. O Centro Cultural está localizado na Rua Eng. Luiz Englert, 333, no campus central da Universidade.
Programação:
14h – Mesa redonda "A cidade e as imagens"
Com Airton Cattani, Daniela Marzola Fialho e Inês Martina Lersch
16h – Mesa redonda "Imagens da Arte"
Com Charles Monteiro, Eduardo Veras e Rochele Zandavalli
18h – Lançamento do livro "Rever Debret: colônia, ateliê, nação" (Editora 34), de Jacques Leenhardt
19h – Conferência "Rever Debret: entre a colônia e o contemporâneo"
Com Jacques Leenhardt
Mediação: Elida Tessler
Jacques Leenhardt / Foto: Divulgação
Orquestra Jovem e Ballet Projari realizam concerto didático em Guaíba (RS)
Na próxima quinta-feira (21), a Orquestra Jovem e Ballet Projari realizam um concerto comunitário didático gratuito e aberto ao público. As crianças que participam das oficinas de musicalização e ballet apresentam seu desenvolvimento ao longo projeto, que tem o objetivo de promover a inclusão social e fomentar vivências artísticas e socializadoras. O concerto ocorre às 15h, na sede do Projari (Av. João Salazar, 250), em Guaíba.
Com repertório diverso, o programa inclui canções de Gonzaguinha, Dorival Caymmi, Tema do Piratas do Caribe – Versão The Piano Guys, Marinheiro só /Peixinhos do Mar, entre outras.
Ao longo do espetáculo, haverá comentários dos instrutores, com informações sobre os instrumentos e as obras.
Orquestra Jovem / Foto: Jerusa Kessler
Rafael Guimaraens realiza super sessão de autógrafos na Livraria Santos
Neste sábado (16), das 17h às 19h, o escritor e jornalista Rafael Guimaraens estará autografando cinco títulos (todos editados pela Libretos) na Livraria Santos do Pontal: Tragédia da Rua da Praia, A Dama da Lagoa, 20 Relatos Insólitos, 1935 e A Enchente de 41 (em sua 4ª reimpressão). Guimaraens é autor de obras literárias com ênfase na construção da memória, resgatando episódios históricos conhecidos ou revelando histórias desconhecidas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul ao público leitor.
Rafael Guimaraens é jornalista profissional desde 1976. Atuou como repórter, editor e secretário de redação da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal). Foi editor de Política do jornal Diário do Sul. Tem uma produção autoral de livros sobre fatos marcantes de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, solidificando sua presença nos setores histórico e cultural.
Local: Av Padre Cacique, 2398 – Loja 2005 – 2º andar – Porto Alegre/RS.
Rafael Guimaraens / Foto: Aline More
Paulo Mendes realiza pré-lançamento do livro "Campereadas – Coração de pandorga"
O jornalista e escritor Paulo Mendes realiza o pré-lançamento de Campereadas – Coração de pandorga, em que reúne 70 crônicas campeiras. Em seu quarto livro, Mendes se consolida como um cronista regionalista-contemporâneo, com sua escrita permeada por memórias afetivas. O evento ocorre neste sábado (16), às 13h, no Acampamento Farroupilha (Piquete Estrela Gaudéria), junto com o lançamento de Entrevero Literário – Contos, poemas e otras cositas más, de Nandi Barrios.
Local: Piquete Estrela Gaudéria – Harmonia Lote 222, Porto Alegre – Entrada portão Rótula das Cuias.
Paulo Mendes / Foto: Marco Nedeff
Projeto A Casa tem exibição marcada para dia 17 na Mirabal
Na próxima semana, inicia o Projeto A Casa, que conta com uma série de seis apresentações. A Casa de Referência Mulheres Mirabal (R. Souza Reis, 132, São João, Porto Alegre) foi o local escolhido para a primeira exibição em Porto Alegre, neste domingo (17), às 16h.
O monólogo foi idealizado por Nina Picoli e Janaína Kremer, que ao estruturarem a iniciativa optaram por pesquisar a casa enquanto um espaço complexo – onde privilégios, violências e histórias circulam em torno de uma estrutura imóvel. A peça busca pensar o significado e a importância de uma casa, entender a quem o direito de moradia se estende e perceber como questões de gênero se atravessam na propriedade privada. Além disso, propõe pensar e imaginar outras moradias possíveis.
A peça conta a história de uma mulher, uma casa, uma mulher em um espaço que talvez seja uma casa, uma mulher sozinha nas casas que ela pode inventar para si, uma casa e uma mulher dentro, quem está dentro de quem? Que espaço delimita a solidão? Quem se move? Quem é movido? O que é imóvel? O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos e 50 minutos de duração.
A entrada é franca.
Elenco do projeto A Casa / Foto: Luka Machado
Nei Lisboa no Espaço Cultural 512
A programação da semana no Espaço Cultural 512, abre, nesta quinta-feira (14), às 21h, com o músico Nei Lisboa, que se apresenta pela primeira vez no bar. O músico vem acompanhado de Luiz Mauro Filho nos teclados e Paulinho Supekovia na guitarra para apresentar releituras de clássicos e canções inéditas.
Na sexta-feira (15) é a vez do Tributo a Tim Maia com Tonho Crocco e grande elenco. No sábado (16), terá As Aventuras + Trabalhos Espaciais Manuais que vão entregar um verdadeiro baile de música instrumental autoral. E no domingo acontecerá o tradicional forró com o Trio Cazumbá.
Informações sobre ingressos, horário podem ser obtidas neste link.