esquenta

Eleição municipal é momento-chave para esquerda pautar país, e Boulos pode liderar, diz Genoino

Em entrevista ao BdF, ex-presidente do PT avalia que partido deve tomar iniciativa e despertar " esperança" na população

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Genoíno foi deputado federal pela primeira vez em 1982 - Foto: Lia Bianchini

A um ano das eleições municipais de 2024, já é possível começar a traçar alguns cenários de disputas em capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Porto Alegre que já têm candidaturas confirmadas.

O próximo pleito deve ser, inclusive, oportunidade para avaliar o quanto a polarização ainda domina o cenário político do país, como foi observado nas duas últimas eleições presidenciais. 

:: Ricardo Nunes chama Bolsonaro de 'democrata', mas rejeita ideia de apadrinhamento político ::

A novidade de agora é que, depois de 12 anos, a disputa municipal vai acontecer com o PT na presidência do país. A última vez foi em 2012, quando Dilma Rousseff (PT) exercia seu primeiro mandato.

Quatro anos depois, nas eleições municipais de 2016, a ex-presidenta já havia sido afastada do cargo por conta do golpe iniciado naquele ano.

Para o ex-presidente do PT, José Genoíno, as eleições de 2024 são uma grande oportunidade para a esquerda “tomar a iniciativa de propor a agenda [política do país]. Tem que tomar a dianteira para ter uma agenda própria”, afirmou em entrevista ao Brasil de Fato.

Segundo ele, “temos que fazer uma campanha que desperte sonhos, esperança, alegria [na população]”. 

:: Torcedor do São Paulo foi morto com munição da polícia militar ::

Na capital paulista, quem aparece na dianteira das pesquisas é o deputado federal pelo PSOL Guilherme Boulos, veterano em disputas na cidade. Ele deve concorrer com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB) e os legisladores federais Tábata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (União Brasil).

Genoíno está, especialmente, motivado por esta disputa: “A eleição de São Paulo tem um significado, uma repercussão nacional, é uma discussão das alternativas”.

Ele defende que em 1988, na eleição de Luiza Erundina, na de 2000, de Marta Suplicy e também de 2012, de Fernando Haddad, o resultado influenciou na disputa pela presidência seguinte.

:: O que já se sabe sobre as imagens das câmeras corporais dos policiais na chacina do Guarujá ::

O cientista político Valério Arcary concorda com Genoino, mas pondera que é premeditado fazer previsões. “Vai ser uma eleição muito difícil e imprevisível”, avalia.

Arcary vê força na candidatura de Boulos porque “a agenda quem vai ditar é quem tem a posição de maior minoria”. O cientista político também não acredita no desempenho de Tabata Amaral e considera a reeleição de Ricardo Nunes como “artificial”. 

Já no Rio de Janeiro, tanto Genoíno como Arcary veem com preocupação a disputa municipal. 

A brigaa para ser o representante bolsonarista para o município esta entre o ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello (PL-RJ) e Walter Braga Netto, que esteve à frente da Casa Civil e da Defesa na gestão Bolsonaro.

À esquerda, Tarcísio Motta (PSOL-RJ) oficializou sua candidatura no último mês. Ele vai disputar o apoio de partidos como PT, PSB e PDT com o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), que já confirmou candidatura para permanecer no cargo. 

Em Belém, o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) deverá ter uma disputa difícil com o candidato bolsonarista Delegado Federal Eguchi (PL). Pesquisas vêm apontando um empate técnico entre os dois.

:: 7 em cada 10 eleitores de SP não votariam em candidato indicado por Bolsonaro ::

Já no Sul do país, o Comitê Municipal do PCdoB de Porto Alegre aprovou o nome da ex-deputada Manuela d’Ávila para o debate de candidatura à Prefeitura de Porto Alegre nas eleições de 2024. 

Ela vai disputar com o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB).

:: Manuela d’Ávila dá primeiro passo para disputar prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB ::

Já o PSOL, decidiu propor ao PT, PCdoB e PV o início das conversas dos partidos do campo progressista para a disputa da eleição à Prefeitura de Porto Alegre em 2024.

Edição: Rodrigo Durão Coelho