ALTA ANTECIPADA

Após cirurgia, presidente Lula recebe alta e deixa hospital em Brasília (DF)

Segundo boletim publicado pelo Hospital Sírio-Libanês, petista teve boa evolução e seguirá em reabilitação ambulatorial

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Lula: “Fazer toda a União Europeia colocar a paz na ordem do dia é um avanço importante” - Ricardo Stuckert/PR

Após cirurgia realizada na sexta (29) em que colocou uma prótese no quadril, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta na tarde deste domingo (1) e deixou o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF). 

Segundo o último boletim médico, divulgado às 16 horas, o petista teve boa evolução clínica e agora seguirá apenas em reabilitação ambulatorial. Mais cedo, a equipe do petista tinha informado que ele passou a última noite estável e que “caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica”.

Anteriormente, a perspectiva de liberação do petista era somente para segunda (2) ou terça (3). O comunicado é assinado pelo diretor clinico da unidade, Mauro Suzuki, e pelo superintendente de governança clínica do hospital, Rafael Gadia.

Na sexta, Lula foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total de quadril à direita para incluir a prótese na região e também a uma blefaroplastia, intervenção em que se remove pele enrugada das pálpebras.

Os procedimentos ocorreram sem intercorrências, de forma que o presidente não precisou ficar em unidade semi-intensiva nem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele foi colocado em quarto normal logo depois das cirurgias, segundo os médicos informaram na sexta. Ainda de acordo com a equipe, nestes primeiros momentos após as intervenções Lula andará com o auxílio de um andador para se locomover.

 

 

Edição: Douglas Matos