Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

ARTIGO

E como fica o terrorismo imperialista midiático?

"Parte da mídia corporativa se posiciona sempre a partir do grande interesse. E qual seria esse? O dos colonizadores!"

10.out.2023 às 18h29
João Pessoa
Opinião - Autor convidado

Mapa onde mostra o avanço de Israel sobre o território Palestino ao longo de anos - Foto: thepeoplevoice.org

Por Ulisses Aparecido Barbosa*

Os conflitos no oriente médio não são novidade. As motivações também não. Invariavelmente, guerras santas. Assim, parte da mídia corporativa se posiciona sempre a partir do grande interesse. E qual seria o "grande interesse"?  O dos colonizadores, sempre! O que não é o caso da Palestina e seu povo, mas dos colonizadores de uma terra que já tinha um povo. Israel não é "mocinho" como defende seu padrinho ianque e o 'viralatismo' tupiniquim.

A leitura acima pode até ser simplista, mas é o que a pesquisa sobre o assunto me esclareceu. Meu interesse não veio nessa onda midiática que trata o HAMAS – que é uma sigla e não significa ódio, mas Movimento de Resistência Islâmica – como terroristas e Israel como vítima. Israel não é vítima, muito menos um estado legítimo. E nessa ilegitimidade age como terrorista, higienista e racista há 70 anos, pesquisem "irgun". O rastro de sangue e crueldades de todas as formas convergem para o "modus operandi" de Sabra e Chatila,que curiosamente completou, em setembro, 42 anos. 3.500 pessoas foram trucidadas em um campo de refugiados na guerra do Líbano. 70% mulheres, crianças e idosos. Ariel Sharon (Israel) tem suas digitais nesse massacre.

O que está por trás dessa partidarização pró Israel no Brasil? Porque no mundo a "tocada do bumbo" é outra, veja que a primeira reunião do conselho de segurança da ONU terminou sem uma resolução escrita diante de uma maioria (silenciosa) que reconhece o direito do povo palestino às suas terras, cultura e liberdades. O povo palestino vive confinado no maior presídio a céu aberto do mundo em situações degradantes, na Faixa de Gaza.

Netanyahu (Primeiro-ministro de Israel) está longe de ser um democrata. Alinhado aos EUA, ele representa a extrema direita no oriente médio. E por isso ecoa no Brasil essa "preferência" nessa triste guerra. Não existe guerra boa. Nunca existiu! Nem as dos americanos (o maior invasor e agressor do mundo), nem a dos russos, nem a de nenhum país no mundo. Mas a mídia corporativa brasileira abraçou a causa dos agressores/invasores por conveniência, afinal veneram os EUA. Já uma parcela dos fundamentalistas (extrema direita bolsonazifascista) se agarrou em ideias religiosas toscas como "direito" do "povo de deus" à "terra prometida". Vôte!

O fato é que a desinformação sobre o assunto é regra. As ideias de que essa guerra foi iniciada por palestinos é a que prevalece. A "qualidade" do "opinismo" na mídia não resiste a uma leitura básica na Wikipédia ou a uma pesquisa rasa no Google. Mas, ainda assim, surgem análises mirabolantes, todas com o ranço fundamentalista e imperialista, coisa do tal povo de deus que justifica massacres em nome do mesmo. Assim como são as guerras santas: um fanatismo com "autorização" pra matar em nome de deus.

Essa guerra pode ter consequências gravíssimas para o mundo e não está dissociada do que aconteceu recentemente na África ocidental quando as colônias francesas e britânicas se insurgiram contras seus colonizadores. O Oriente Médio, que sempre foi considerado um "barril de pólvora", pode explodir em uma guerra generalizada, TODOS contra Israel. No final, a grande verdade de todas as guerras é que, em sua maioria, se trata de colonizados contra colonizadores, oprimidos contra opressores. Religião, poder econômico, costumes e outras questões de geopolítica, são pano de fundo. Condenar guerras é senso comum, entendê-las e não ser levado a erro pela mídia corporativa, é o desafio.

*Ulisses Aparecido Barbosa é radialista e jornalista paraibano; também já atuou como repórter e apresentador nas afiliadas da Globo, Record e SBT no estado.

 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)

Editado por: Polyanna Gomes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Resistência

Um mês de mobilizações no Panamá marcado por rejeição social e repressão estatal

PERSEGUIÇÃO?

Humoristas sul-africanos ironizam falas de Trump após visita de africâneres à Casa Branca

Sem execução

Menos de 30% da verba do Fundo da Criança e do Adolescente do DF foi gasta nos últimos quatro anos

CONTRA EXPLORAÇÃO

Audiência pública debate lei de repasse do couvert artístico para músicos na Paraíba

GENOCÍDIO

Israel ataca geradores de hospitais; ‘ajuda’ permitida deixa mais de 2 milhões sem comida

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.