em Washington

Manifestantes judeus invadem Capitólio em protesto contra bombardeios de Israel em Gaza; assista

Ação foi organizada por manifestantes da comunidade judaica nos EUA; polícia foi acionada e deteve os ativistas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Membros da comunidade judaica dos EUA protestam contra operação militar israelense em Gaza dentro do Capitólio dos EUA, em Washington, em 18 de outubro de 2023. - Roberto Schmidt / AFP

Manifestantes invadiram o edifício do Capitólio dos EUA em um protesto nesta quarta-feira (18) exigindo o fim dos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza.

O protesto foi organizado pela organização Jewish Voice for Peace (Voz Judaica pela Paz, em inglês). Os ativistas usavam camisas com as palavras de ordem "Not in my name" ("não em meu nome", em inglês) e cartazes com frases como "Judeus pedem o cessar-fogo já". 

 

A polícia foi acionada para dispersar a manifestação e várias pessoas foram detidas.


Manifestantes da comunidade judaica usam camisas e cartazes com palavras de ordem exigindo de Israel o fim imediato dos ataques contra a Palestina / Roberto Schmidt / AFP

A ação foi uma consequência de uma manifestação que contou com centenas de ativistas em frente ao edifício do Capitólio em Washington nesta quarta-feira (18).

A manifestação acontece em meio à visita do presidente dos EUA, Joe Biden, a Israel, um dia após o bombardeio a um hospital em Gaza que causou a morte de mais de 500 pessoas. Autoridades da Palestina e diversos países árabes atribuíram o massacre a Israel, que negou a acusação e acusou a Jihad Islâmica. 

Edição: Thalita Pires