Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

primárias

Direita venezuelana elege candidata ultraliberal para concorrer à eleição presidencial de 2024

Votação que apontou Maria Corina Machado foi feita sem apoio de órgão eleitoral e sem observadores independentes

23.out.2023 às 22h36
Caracas (Venezuela)
Lucas Estanislau

Opositora quer chegar à Presidência com amplo programa de privatizações, incluindo estatal petroleira - Federico Parra/AFP

Os partidos de direita da Venezuela elegeram, em eleições primárias realizadas neste domingo (22), a candidata ultraliberal Maria Corina Machado para concorrer às eleições presidenciais que devem ocorrer no segundo semestre de 2024. O objetivo da consulta eleitoral foi de definir um candidato unificado entre diversos partidos de oposição ao governo de esquerda de Nicolás Maduro.

No entanto, apesar de sair vencedora da consulta, Machado está longe de ser uma unanimidade entre a oposição, e a unidade propagada por alguns setores da direita deve estar ameaçada. O candidato do partido Ação Democrática, Carlos Prosperi, recusou-se a reconhecer os resultados e denunciou falhas no processo de votação.

:: O que está acontecendo na Venezuela ::

Confusões envolvendo locais de votação e ausência de material com cédulas e urnas foram reportados antes e durante o processo. A ausência de estruturas adequadas resultou da recusa por parte da oposição em aceitar o apoio técnico do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável por realizar todas as eleições no país.

Além disso, não foi informado se o processo contou com a presença de observadores independentes, nacionais ou internacionais, tanto no momento de votação quanto durante a apuração. O Brasil de Fato visitou três centros de votação em diferentes regiões da capital Caracas e em nenhum deles foi possível constatar a presença de observadores.

:: O que se sabe sobre a inabilitação da pré-candidata opositora à Presidência da Venezuela ::

Os primeiros resultados parciais só foram divulgados quase dez horas depois do fechamento das urnas. A comissão que organiza as primárias só foi capaz de apurar 26% das urnas, cifra que deu à Maria Corina 93% dos votos. Até as 16h desta segunda-feira (23), 24 horas depois do fechamento das urnas, a quantidade de urnas apuradas continuava a mesma.

Filha de um dos maiores empresários do ramo metalúrgico da Venezuela, Machado entrou para a política como diretora de uma ONG que apoiou o golpe de 2002 contra o ex-presidente Hugo Chávez e organizou referendos revogatórios contra o ex-mandatário. Foi deputada eleita em 2011, mas cassada em 2014 após aceitar um cargo do governo do Panamá na Organização dos Estados Americanos (OEA) para denunciar os supostos crimes do atual presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Conservadora e ultraliberal, Machado quer chegar à Presidência da Venezuela com um programa massivo de privatizações, incluindo a estatal petroleira PDVSA. No campo ideológico, a opositora se diz abertamente anti-comunista e promete "varrer o socialismo" do país.

:: Maria Corina Machado: Quem é a opositora venezuelana ::

'Primárias não mudam nada'

Após os resultados, a maioria dos outros nove candidatos que disputavam as primárias reconheceu o triunfo de Machado. A opositora, por sua vez, agradeceu o apoio e disse que a votação é "o começo do final, vamos até o final".

"O lema dela é 'até o fim', 'hasta el final' e não sabemos exatamente o que isso significa, se ela quer voltar ao esquema dos protestos violentos ou não", afirma Ricardo Vaz. Analista político e editor do portal especializado em política venezuelana Venezuelanalysis, ele afirma que a votação deste domingo (22) foi feita sob medida para tentar legitimar Machado, mas que, na prática, não deve mudar a conjuntura.

:: Venezuela: aliado de Maria Corina fala em 'desobediência civil', e Maduro convoca 'plano anti-golpe' ::

"Eu não vejo nenhum argumento que force a suspensão da proibição que Maria Corina tem de ser candidata, pois é uma proibição bastante razoável se levarmos em conta toda a trajetória dela. De alguma forma, as primárias reforçam sua posição dentro do campo opositor, mas não cria necessariamente uma saída ou um caminho viável para que ela possa concorrer nas eleições presidenciais de 2024", diz.

Machado está inabilitada desde 2015 de ocupar cargos públicos e, portanto, não poderia se candidatar à Presidência em 2024. Ela foi sancionada pela Controladoria-Geral da República por ocultar rendimentos de sua declaração de patrimônio no período em que foi deputada, acusações que ela nega.

"Neste momento, Maria Corina se sente com esse posto imaginário da figura que representa a luta contra o governo. Agora, o que isso significa na prática é que é a dúvida. E vai depender muito dos outros setores da oposição que, vale a pena lembrar, não morrem de amores por ela", afirma.

:: EUA anunciam suspensão temporária de sanções contra petróleo e gás da Venezuela ::

Vaz ainda alerta para a incerteza frente à reação dos Estados Unidos, que apoiam as primárias, mas ainda não felicitaram a vitória de Machado. Recentemente, Washington flexibilizou algumas sanções contra a Venezuela após um acordo entre governo e oposição.

"O objetivo dela é ser presidente da Venezuela e, agora, ela vai tentar ter mais legitimidade frente a outros setores da oposição. Há rumores que ela pode exigir a liderança das negociações com o governo. Acho pouco provável, mas é o tipo de extremismo que Maria Corina sempre propôs", diz.

Editado por: Rodrigo Chagas
Tags: direito a comunicação e informaçãovenezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

RETROCESSO

PL da Devastação ameaça mais de 80% dos quilombos e 32% das Terras Indígenas do Brasil

RURALISTAS EM FESTA

Senado aprova PL da Devastação, que altera licenciamento ambiental e é visto como retrocesso por ambientalistas

Memória

30ª Marcha do Silêncio mobiliza milhares no Uruguai: onde estão os desaparecidos da ditadura?

Plano de proteção

Plano de proteção para exploração de petróleo na Foz do Amazonas é ‘história para inglês ver’, diz professor

Projeto de lei

Reforma do Código Civil é ‘retrocesso’ e gera ‘incerteza jurídica’, protesta professora

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.