Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Geral

'Voltando em Paz'

‘Estávamos esperando a morte em Gaza’: uma conversa com dois palestinos repatriados de Gaza

Parte do grupo de 32 repatriados vindos de Gaza, Mohamad Farhat e Shahed Al-Banna falam sobre chegada ao Brasil

15.nov.2023 às 12h47
Brasília (DF)
Camila Araujo

Jovem palestina mostra pingente com ilustração de bandeira palestina - Camila Araujo

Eram 19h quando Shahed Al-Banna deu a sua última entrevista, na Base Aérea Brasileira, em Brasília, nesta terça-feira, 14 de novembro. A jovem de 18 anos é uma dentre os 32 brasileiros e palestinos repatriados pelo Brasil vindos de Gaza.

"Alguém tira foto minha assim sendo famosa", brincou Shahed, diante de uma dezena de câmeras e microfones apontados para ela. A repatriada ficou conhecida no noticiário por ser uma das vozes brasileiras que relataram nas redes sociais o dia a dia sob bombardeio israelense.

Fruto de um esforço diplomático do governo brasileiro, a operação de resgate foi consumada quando o grupo pousou no Brasil na noite de segunda-feira, 13 de novembro. Pela manhã, já na terça, tiveram um dia de vacinação e atendimento social e psicológico. No período da tarde, quatro deles toparam conversar com a imprensa.

Shahed declarou que não vai ficar calma até que todos os brasileiros e a outra parte de sua família que está na Faixa de Gaza sejam evacuados. "Esse é meu plano agora e eu não vou ficar calma até eles saírem de lá", disse, destacando que os demais repatriados também deixaram familiares no território palestino.

Leia mais: Lula recebe brasileiros que viveram o massacre de Israel em Gaza


Saguão do hotel de trânsito da Base Aérea de Brasília, onde repatriados foram hospedados / Camila Araujo

A Operação Voltando em Paz é a maior missão de retirada de civis de zonas de guerra e conflitos operada pela Força Aérea Brasileira (FAB). Foram 1.477 repatriados, sendo 1.462 brasileiros. Além disso, vieram para o país 53 animais domésticos.

O governo afirma que os repatriados receberão CPF, carteirinha do SUS e terão direito de se inscrever no Cadastro Único. A intenção é que os ministérios da Justiça, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Saúde, junto de agências da ONU, realizem um processo de acolhida, para atender necessidades e demandas.

:: Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina ::

Dentre o grupo que chegou ao Brasil, 22 são brasileiros, sete são palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM) e outros três são palestinos familiares próximos dos demais integrantes. Entre eles, 17 crianças, nove mulheres e seis homens. 

Na recepção da imprensa, os repatriados estavam acompanhados por membros da Força Nacional do SUS, um programa que realiza missões de apoio a situações de desastres naturais.

Débora Noal, psicóloga especializada em desastres e eventos climáticos, orientou as e os repórteres presentes: é preciso ter cuidado com perguntas que possam gerar gatilhos.

Segundo ela, o estado emocional dessas pessoas é extremamente sensível e o período de estabilização pode levar cerca de 30 dias. "Boa parte das crianças tiveram dificuldade para dormir essa noite e fizemos um plantão de 24 horas para acompanhá-las", disse, acrescentando que até o barulho de aviões voando foi motivo para desconforto.

"Algumas crianças estão apontando para aviões no céu e dizendo 'bomba, bomba'", relatou a psicóloga.

"Estávamos esperando quem era o próximo a morrer"

Mohamad Farhat tem 43 anos e foi repatriado com sua família – a esposa, que tem o RNM, e seus quatro filhos. 

"Meu primeiro país é a Palestina, mas agora o Brasil também é meu país", disse ele, acrescentando que "todas as pessoas aqui estão lidando com a gente de uma maneira muito digna e isso é respeitável".

Ele mencionou a recepção do presidente Lula na noite desta segunda, quando o grupo de repatriados desceu do avião da Força Aérea Brasileira (FAB). "Vivenciamos uma cerimônia maravilhosa das pessoas nos recebendo. Foi muito positivo para nossos sentimentos, e traz uma sensação de segurança em relação ao nosso novo futuro."


Mohamad Farhat, palestino repatriado, ao lado de uma integrante da Força Nacional do SUS que o acompanha / Camila Araujo

O plano de Mohamad é seguir com sua família para São Paulo. Ele é um entre os 24 repatriados que vão para a capital paulista, sendo que metade vai para casa de parentes e a outra metade para um abrigo. Uma pessoa seguirá para Novo Hamburgo (RS), uma para Cuiabá (MS), duas para Florianópolis e quatro permanecerão em Brasília.

Ainda sobre a situação em Gaza, Farhat comenta que lá se sentia como se a qualquer momento pudesse morrer. "Nós nos tornamos números", disse. "Estávamos esperando quem era o próximo a morrer", acrescentou, contando ainda que perdeu uma tia e diversas outras "pessoas amadas" no conflito.

"Quando a gente dormia… na verdade, a gente não tem dormido em Gaza. Mas, uma vez que conseguimos ficar em uma casa, o tempo todo pensamos que a casa poderia ser destruída sobre nossas cabeças ou atacada a qualquer momento."

A repatriação de Mohamad e dos demais membros do grupo demorou 12 dias desde que os primeiros estrangeiros e familiares começaram a ser autorizados a sair de Gaza. Quando finalmente foi publicada, a lista original constava o nome de 34 pessoas mas, segundo um comunicado do Itamaraty, duas delas desistiram da repatriação, permanecendo em Gaza. 

Com a operação concluída e após manter um discurso moderado sobre o massacre israelense contra o povo palestino, Lula subiu o tom nas críticas contra Israel, comparando o estado sionista com o Hamas e condenando "atos de terrorismo".

:: Lula endureceu discurso e subiu o tom contra Israel ao longo de quase 40 dias de conflito no Oriente Médio; veja histórico de declarações ::

"O estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que crianças e mulheres não estão em guerra", disse o presidente. "Tem mais de 1,5 mil crianças desaparecidas que certamente estão no meio dos escombros."

O número de mortos em Gaza superou 11 mil, desde o dia 7 de outubro, de acordo com o Ministério da Saúde em Gaza. Desse total, 5 mil são crianças.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

EXPECTATIVA

Fumaça preta: cardeais não escolhem novo papa na primeira votação

TEATRO

Espetáculo amazonense que celebra culturas latino-americanas estreia pela primeira vez no Sul

CONGRESSO NACIONAL

Câmara afasta deputado bolsonarista por ataques misóginos a Gleisi Hoffmann, em decisão inédita

Multilateralismo

O que esperar do próximo Fórum Celac-China e da visita de Lula a Pequim 

Efeito estufa

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.