ASSISTA

Bem Viver na TV: 'Dentro dessa estrutura racista, o Mussum é um herói', diz Aílton Graça

Programa traz uma entrevista com o protagonista do 'Mussum, o filmis' e destaques especiais do novembro negro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Aílton Graça interpreta Mussum no longa que homenageia o humorista brasileiro - Desirée do Valle

Em cartaz por todo país, Mussum, o filmis conta a história de um dos maiores humoristas que o Brasil já viu. Mas Antônio Carlos Bernardes Gomes foi muito mais que isso: cantor, compositor e multiinstrumentista, Mussum foi uma das estrelas dos Originais do Samba, se apresentando ao lado de Elza soares, Jorge Ben e Baden Powel, entre outros.

Veja também: Bem Viver na TV traz resistência negra no humor, cultura e alimentação

"Dentro dessa estrutura de país racista que enfrentamos, Mussum, sim, para nós homens negros, mulheres negras, pessoas que se leem como pessoas pardas, é um herói", define o ator Ailton Graça, que protagoniza Mussum no filme biográfico lançado neste mês e que segue em cartaz por todo país.

Em entrevista ao programa Bem Viver, programa do Brasil de Fato, Graça cita a importância de um "homem negro ter ocupado, durante 25 anos, a TV brasileira e os lares" de diversas famílias, de distintos aspectos sociais.

Veja mais: Bem Viver na TV: 'Poesia para mim é quando as palavras, além de belas, são úteis', diz Sérgio Vaz

"Em um período pós ditadura militar, ele ocupou esse lugar de estar ali o tempo todo dialogando, conversando com o nosso povo, nos lares, e fazendo humor, ajudando que as pessoas se habituassem a ver durante 25 anos e 40 filmes um homem negro fazendo humor".

O longa que conta a trajetória do artista recebeu seis premiações no Festival de Cinema de Gramado: melhor ator (Aílton Graça), ator coadjuvante (Yuri Marçal), atriz coadjuvante (Neusa Borges), direção (Silvio Guindane), trilha sonora, além, é claro, melhor filme para o júri popular. 

A escolha do protagonista não poderia ser mais precisa. Aílton Graça e Mussum, embora de cidades diferentes, têm trajetórias artísticas, familiares e de origem muito semelhantes. 

"Mussum tinha uma coisa muito interessante para a minha construção artística, que era a relação com o samba", afirma o protagonista, que acrescenta."Ele [Mussum], Grande Otelo, dona Rute de Souza, Léia Garcia, que virou encantada no meio do festival. Todas essas figuras, elas precisam, sim, ser visitadas pelo cinema, por livros, por outras questões, não só no mês de novembro, que é o mês da consciência negra. Elas precisam ser visitadas durante os 365 dias do ano, pra gente entender como essas figuras fizeram parte e ajudar na construção deste Brasil que não quer se ver".

:: MST: 'A fome não espera, a luta é ampliar as cozinhas solidárias' ::

Apaixonado pela música, Aílton Graça assumiu, em 2019, a presidência da Sociedade Recreativa Beneficente e Esportiva Lavapés Pirata Negro, considera a escola de samba mais antiga de São Paulo ainda em atividade. Confira a entrevista no Bem Viver.

E tem mais...

Novembro negro é o grande destaque do Bem Viver, programa do Brasil de Fato.

Confira mais uma reportagem da série sobre comidas de terreiro no Alimento é Saúde. Dessa vez, te mostramos os alimentos de Iemanjá.

No Mosaico Cultural, conheça o Quilombo Sacopã, símbolo de resistência da natureza e ancestralidade no Rio de Janeiro.

E tem receita no Comida de Verdade, chef Gema Soto, da Gastronomia Periférica, traz o passo a passo para fazer uma torta de abóbora típica das vovós venezuelanas.

E a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas dá um salve sobre a luta pelos direitos da população negra.

Quando e onde assistir

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza