sessões gratuitas

São Paulo recebe Mostra Popular de Cinema Chinês de quinta (23) a domingo (26)

Filmes serão exibidos no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, na Bela Vista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
'Guerra do Ópio', de Xie Jin, é um dos destaques da programação - Divulgação

São Paulo recebe nesta semana a primeira edição da Mostra de Cinema Popular Chinês. Com exibições gratuitas de quinta-feira a domingo (23 a 26 de novembro), o festival promete oferecer uma viagem cinematográfica ao país asiático. Os filmes serão exibidos no Cine-Teatro Denoy de Oliveira (rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista). 

A entrada em todas as sessões é gratuita, e a distribuição de ingressos começa sempre uma hora antes de cada exibição. Confira no fim deste texto a programação completa, com datas e horários de cada filme.

Em sua edição de estreia, o festival vai homenagear o centenário de nascimento de Xie Jin, um dos grandes nomes da história do cinema na China. Dois de seus filmes mais significativos fazem parte da programação: Grande Li, Pequeno Li e Velho Li, comédia de 1962; e Guerra do Ópio, drama histórico lançado em 1997 que foi gravado em meio à devolução da ilha de Hong Kong à soberania chinesa após décadas de ocupação britânica.

A mostra tem ainda filmes de outros diretores, de diferentes momentos históricos, como Anjos da Rua, de Yuan Muzhi, lançado em 1937; Terra Amarela (1984), de Chen Kaige; e Herói (2002), dirigido por Zhang Yimou.

O festival é organizado pelo Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) e pelo Instituto Confúcio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que oferece cursos de língua e cultura chinesa.

Serviço:

1ª Mostra de Cinema Popular Chinês
23 a 26 de Novembro
Cine-Teatro Denoy de Oliveira (rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista, São Paulo-SP)

Programação:

23 de novembro (quinta-feira)
19h – Grande Li, Pequeno Li e Velho Li

24 de novembro (sexta-feira) 
19h – O Rei das Máscaras

25 de novembro (sábado) 
15h – Anjos da Rua
18h – Apresentação Cultural
19h – Carteiro das Montanhas

26 de novembro (domingo)
15h – Terra Amarela
17h – Herói
19h – Guerra do Ópio

Edição: Thalita Pires