Alívio

Índia: 41 trabalhadores soterrados em túnel são resgatados com vida após 17 dias

Os trabalhadores estavam soterrados desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terras derrubou parte do túnel

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ambulâncias carregam trabalhadores resgatados de soterramento em túnel após 17 dias na Índia - Sajjad Hussain

Todos os 41 trabalhadores soterrados após um deslizamento de terra foram resgatados com vida após 17 dias sob os escombros do túnel rodoviário Silkyara em Uttarakhand, norte da Índia.

"Estou completamente aliviado e feliz porque 41 trabalhadores presos no colapso do túnel Silkyara foram resgatados com sucesso", afirmou em comunicado nesta terça-feira (28) o ministro indiano dos Tranportes Rodoviários, Nitin Gadkari.  “Este foi um esforço bem coordenado de várias agências, marcando uma das operações de resgate mais significativas dos últimos anos.”

Os trabalhadores estavam presos no local desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terras derrubou parte do túnel de 4,5 quilômetros em construção a cerca de 200 metros da entrada. Os trabalhadores foram mantidos vivos por meio de refeições e oxigênio enviados por meio de tubos. Após sobreviver com alimentos secos enviados por um tubo estreito nos primeiros dias, eles passram a receber refeições quentes no início da última semana, por meio de um tubo de 15,24 centímetros de diâmetro colocado pelas autoridades de Uttarakhand.

“Os trabalhadores presos ficaram radiantes quando nos avistaram no túnel. Alguns correram em minha direção e me abraçaram”, disse Devender, integrante da equipe de resgate, que forneceu apenas o seu primeiro nome ao canal de televisão de Nova Deli.

Comoção e comemoração

Os familiares dos trabalhadores fizerm vigília durante a noite nas proximidades do túnel e hove uma explosão de aplausos e comemorações enquanto no momento em que os trabalhadores foram retirados dos escombros pela equipe de resgate. Uma multidão de moradores locais gritou “Viva a mãe Índia” (“Bharat Mata ki Jai”) e soltou fogos de artifícios em comemoração.

 

O primeiro trabalhador a ser retirado foi Pushkar Singh Dhami. Em meio a aplausos dos familiares, equipe de resgate e autoridades do estado de Uttarakhand, ele receveu uma guirlanda de flores do ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dham.

Na manhã desta terça, Pushkar Singh Dham havia anuniado que o resgate dos trabalhadores estava próximo de ser concluído, após um tubo de aço com largura suficiente para o resgate das pessoas soterradas ter sido introduzido dentro do túnel para perfurar os escombros. 

Edição: Leandro Melito