VOTAÇÃO SIMBÓLICA

Assembleia Geral da ONU aprova cessar-fogo imediato à Gaza

Resolução aprovada por vasta maioria é semelhante à vetada no Conselho de Segurança pelos EUA na última sexta

|
Com 153 votos à favor, 23 abstenções e 10 contrários, Assembleia Geral da ONU aprova resolução que pede cessar-fogo à Gaza - Twitter/ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução que exige cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, simbolizando uma repreensão a Washington - o único que, na semana passada, bloqueou um texto com o mesmo apelo, apresentado no Conselho de Segurança do órgão internacional.

A maioria das nações participantes votou a favor do texto na sessão especial de emergência organizada para esta terça-feira (12/12). 153 votaram à favor, enquanto 10 votaram contra (incluindo, novamente, Estados Unidos e Israel) e 23 se abstiveram.

O governo israelense mais uma vez reforçou que não tem a intenção de atender à decisão democrática do órgão. "Esse é um texto hipócrita", afirmou Gilad Erdan, embaixador de Israel na ONU, ao acusar que o texto não repreende o Hamas.

Além de um apelo para cessar-fogo contra os ataques de Israel à Gaza, a breve resolução também aborda pautas como o cumprimento do direito internacional pelas nações em conflito, acesso humanitário aos palestinos e a libertação “imediata e incondicional” de todas as vítimas no território. O documento apresentado denota uma linguagem mais forte do que o da votação realizada em outubro, que sugeria uma “trégua humanitária sustentada”.

Apesar do resultado da votação e do peso político que a Assembleia Geral carrega, o documento não é capaz de impedir os ataques de Israel uma vez que ele não é uma ferramenta vinculativa, ao contrário de uma resolução do Conselho de Segurança.

A votação ocorre com mais de dois meses de guerra entre Israel e o povo palestino. A situação na Faixa de Gaza se mostra cada vez mais grave com a nova fase da operação militar israelense que tem sido intensa tanto no sul quanto no norte do território. Médicos e equipes humanitárias alertam constantemente sobre o cenário devastado e precário de Gaza, que conta com mais de 18 mil mortos desde o início do agravamento da guerra entre as nações, em 7 de outubro.

Por outro lado, Israel insiste que não interromperá a sua campanha militar até “eliminar o Hamas integralmente. No entanto, ações das autoridades de Tel Aviv têm sido frequentemente condenadas pela comunidade internacional, que considera a situação deixada em Gaza como um “crime humanitário”.

“Estamos num ponto de ruptura”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na semana passada, com a resolução vetada pelos Estados Unidos, no Conselho de Segurança. “Existe um alto risco de colapso do sistema de apoio humanitário em Gaza, o que teria consequências devastadoras.”

Israel é diretamente apoiado pelas autoridades norte-americanas e, desde 7 de outubro, sempre tem sido contrário aos apelos de cessar-fogo, embora já tenha concordado com uma trégua de sete dias para a libertação dos reféns detidos em Gaza.