Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Boa medida?

Tarifa Zero em SP: especialistas contestam modelo de repasse de subsídio adotado por Ricardo Nunes

Pagamento feito por passageiro, não por quilômetro rodado, pode favorecer empresários do setor

14.dez.2023 às 15h15
São Paulo (SP)
Igor Carvalho

Ricardo Nunes declarou ao TSE um patrimônio de R$ 4,8 milhões, entre imóveis e aplicações financeiras - André Bueno / Câmara Municipal de São Paulo

A cidade de São Paulo passará a adotar a gratuidade nos ônibus aos domingos, já a partir do próximo final de semana. O programa, chamado “Domingão Tarifa Zero” é uma aposta do prefeito Ricardo Nunes (MDB) a um ano da eleição de 2024, quando tentará se reeleger para o cargo.

A tarifa zero no transporte sempre foi uma bandeira da esquerda e a adesão de Nunes à pauta surpreendeu especialistas do setor, como Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

:: Aos 10 anos de junho de 2013, movimentos fazem ato contra a tarifa em SP nesta quinta (29) ::

“É uma gestão que sempre trabalhou contra a pauta, cortando linhas, reduzindo frota, cortando gratuidade de idoso e estudante, dificultando a vida das pessoas que querem usar o Bilhete Único. Do nada, ele dá uma guinada enorme e propõe o Tarifa Zero?”, questiona Calabria.

A Prefeitura de São Paulo disse que o custo da tarifa zero será de R$ 283 milhões ao ano. No entanto, os vereadores do município aprovaram, no Orçamento de 2024, uma reserva de R$ 500 milhões para bancar a gratuidade no transporte.

Calabria critica o modelo adotado pelo prefeito. “A gestão de Nunes decidiu remunerar os empresários do setor por passageiro. Porém, com o aumento no número de passageiros, essa remuneração vai aumentar também e ficará caro para a Prefeitura”. A alternativa, explica, seria “cobrar por quilômetro rodado.”

“Vão ter pessoas que deixarão de usar o Metrô para ir de ônibus. Existe um risco grande de perder passageiro no Metrô e CPTM, que vão passar a utilizar ônibus, veremos um esgotamento do ônibus”, finaliza Calabria.

A opinião é compartilhada por Lúcio Gregori, ex-secretário de Transporte de São Paulo, que na década de 1980, durante o governo de Luiza Erundina, sugeriu, pela primeira vez, a adoção da gratuidade do transporte na cidade.

:: Tarifa zero: ativistas fazem linha de ônibus com passe livre do centro à extremo leste em SP ::

“A questão que fica no ar é o pagamento por passageiro, porque ele teria uma oportunidade de dizer que pagaria por quilômetro rodado. O pagamento por passageiro significa considerar o passageiro um custo, quando o passageiro é uma receita”, conta Gregori.

A remuneração paga por quilômetro rodado forçaria os empresários do setor a colocarem mais ônibus na rua, para garantir uma remuneração maior, garantindo conforto aos passageiros.

Com o pagamento por passageiros, as empresas devem manter a baixa quantidade de veículos na rua, mas com a demanda aumentando, o que deve acarretar em superlotação dos ônibus, provocando desconforto no usuário do transporte público da capital paulista.

Em sua conta no X, o urbanista Roberto Andrés, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), falou sobre o modelo de acordo fechado por Ricardo Nunes com os empresários. “Na maior parte das cidades com tarifa zero, as empresas estão sendo remuneradas por quilômetro rodado. Ou seja, o pagamento é vinculado ao custo. E o número de passageiros pouco afeta o custo. Assim, o aumento de demanda não afeta tanto o recurso público.”

“Em cidades com tarifa zero, temos visto a demanda por transporte triplicar, ou até mesmo quadruplicar. É muito possível que a demanda nos domingos em SP chegue a dobrar. Se isso acontecer, o modelo de Nunes pode se mostrar trágico. Custoso e com ônibus lotados”, encerrou Andrés.

 

O prefeito de São Paulo anunciou que a cidade terá tarifa zero aos domingos.

A medida sem dúvida traz benefícios, mas tem um problema grave de desenho.

👇

— Roberto Andrés (@rrandres) December 12, 2023

Editado por: Rebeca Cavalcante
Tags: ricardo nunestarifa zero
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

MOBILIZAÇÃO

Ato pelo fim da escala 6×1 sem corte de salários mobiliza sindicatos e movimentos sociais na Paraíba, nos dias 10 e 11 de junho

Argentina

Apoiadores de Cristina Kirchner fazem convocação urgente para resistir a possível condenação

luta por direitos

‘Freedom Ride’: movimentos populares iniciam marcha contra ataques de Trump a imigrantes nos EUA

INDIGNAÇÃO

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

Oportunidade

Mostra Sagarana de Cinema recebe inscrições de filmes; saiba como participar

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.