Sem anistia

Polícia Federal deflagra nova operação para identificar financiadores dos atos golpistas de 8 de janeiro

No total, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ataque de vândalos de extrema direita ao STF durante invasões do 8 de janeiro - Sérgio Lima/AFP

A Polícia Federal deflagrou uma operação, nesta segunda-feira (8), para identificar financiadores e idealizadores dos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado, que culminaram na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília. 

A 23ª fase da Operação Lesa Pátria foi para as ruas com 47 mandados judiciais autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sendo 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal. 

:: Para especialistas, pedido de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro repete padrão histórico do país ::

Em nota, a PF afirma que os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo. 

Manifestações pelo país relembram o 8 de janeiro 

No mesmo dia da 23ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas, uma série de manifestações são realizadas no país com pedidos para não haver anistia aos criminosos. Os atos começaram já neste domingo (7), com o "Ato em Defesa da Democracia", em Brasília, no Distrito Federal. 

:: Movimentos realizam atos em diversas partes do país para marcar 1 ano do golpismo de 8 de janeiro ::

Edição: Vivian Virissimo