Eleições 2024

Marta Suplicy aceita convite de Lula e será vice de Boulos em disputa pela Prefeitura de São Paulo

A ex-prefeita, que apoiou o golpe contra Dilma Rousseff, voltará ao PT após nove anos da desfiliação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Lula e Marta Suplicy se reuniram e a ex-prefeita aceitou ser vice na chapa com Boulos - Foto: Ricardo Stuckert

A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será a vice na chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que disputará a prefeitura de São Paulo neste ano. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar.

Marta, que é secretária de Relações Internacionais do município de São Paulo, comunicará sua decisão ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) na próxima semana, quando volta de férias.

De integrante do atual governo, Marta passará a ser adversária. Nas eleições pela prefeitura paulistana, que acontece neste ano, Boulos e Nunes, respectivamente, lideram a corrida eleitoral e podem disputar um eventual segundo turno.

Um acordo celebrado em 2022, entre PT e PSOL, determinou que Boulos retiraria a sua candidatura ao governo de São Paulo para apoiar Fernando Haddad. Em troca, o deputado federal encabeçaria uma chapa com um vice petista na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Internamente, Marta Suplicy enfrentará resistência e críticas. A ex-prefeita foi defensora do golpe que destituiu Dilma Rousseff da presidência da República, em 2016. Na época, ela era senadora e votou favoravelmente ao processo de impeachment.

Em agosto de 2016, durante a audiência no Senado que sacramentou o golpe em Dilma Rousseff, Marta Suplicy entregou flores a Janaína Paschoal e Miguel Reale, advogados responsáveis pelo texto do processo de impeachment, gesto que gerou revolta da militância petista.

Marta Suplicy foi filiada ao PT de 1981 até 2015, quando se desfiliou do partido, após publicar uma carta dura contra a legenda, que sofria uma perseguição política que culminou no golpe contra Dilma Rousseff e na prisão de Lula.

"É de conhecimento público que o Partido dos Trabalhadores tem sido o protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção que a nação brasileira já experimentou, sendo certo que mesmo após a condenação de altos dirigentes, sobrevieram novos episódios a envolver a sua direção nacional", disse Marta, em carta publicada no dia 28 de abril de 2015.

Pelo PT, Marta Suplicy governou o município de São Paulo entre 2001 e 2005, se elegeu para o primeiro mandato como senadora pelo estado de São Paulo, em 2011, e foi ministra da Cultura do governo de Dilma Rousseff, entre 2012 e 2014.

Edição: Thalita Pires