ensino superior

Resultados do Enem 2023 já estão disponíveis; inscrições para o Sisu começam na próxima semana

Sistema de Seleção Unificada vai oferecer mais de 260 mil vagas em instituições de ensino públicas de todo o país

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Nota da prova também poderá ser usada para conseguir bolsas em universidades particulares através do ProUni - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Os candidatos que participaram da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar suas notas na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, liberou a consulta nesta terça-feira (16).

Para terem acesso às notas, os candidatos devem entrar na Página do Participante usando o login da conta gov.br. Neste primeiro momento não será possível ter acesso ao espelho da redação, que só ficará disponível em 90 dias.

Os candidatos que realizaram as provas e tiveram nota superior a zero na redação poderão usar os resultados do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições a partir da próxima segunda-feira (22).

Segundo o Ministério da Educação, são mais de 264 mil vagas em 127 instituições de ensino superior públicas de todo o país. Além das universidades, também haverá oferta de vagas em 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Dom Pedro II.

Os resultados do Sisu serão publicados no próximo dia 30 de janeiro, e as matrículas dos estudantes aprovados acontecerá entre 1º e 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro será possível manifestar interesse na lista de espera. Em 2024, o sistema terá apenas uma janela de inscrições, que vai selecionar os alunos das universidades para o primeiro e o segundo semestres.

Além do Sisu, o Enem é também a ferramenta para entrada no Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições para o programa têm início previsto para 22 de fevereiro.

Ao todo, foram 3,9 milhões de inscritos no Enem no ano passado. As notas dos chamados "treineiros", que fizeram a inscrição para ter uma autoavaliação, serão divulgadas em março, segundo o cronograma previsto pelo edital.

Edição: Nicolau Soares