Onda de calor

Após registrar dia mais quente do ano, Rio de Janeiro tem previsão de calor intenso nesta quarta-feira (17)

As temperaturas do dia podem marcar novo recorde, com mínima prevista de 24°C e máxima de 42°C na capital

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Nesta quarta (17), o céu varia ao longo do dia entre parcialmente nublado e claro, sem previsão de chuva
Nesta quarta (17), o céu varia ao longo do dia entre parcialmente nublado e claro, sem previsão de chuva - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Depois de registrar o dia mais quente do ano até o momento com máxima de 38,1 graus na última terça-feira (16), as condições do tempo seguem marcadas pelo calor intenso nesta quarta-feira (17) na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Alerta Rio, o céu varia ao longo do dia entre parcialmente nublado e claro, sem previsão de chuva. As temperaturas do dia podem marcar novo recorde, com mínima prevista de 24°C e máxima de 42°C. Os ventos estarão fracos, ocasionalmente moderados.

Férias e verão: como garantir a diversão para as crianças e evitar prejuízos à saúde

Ainda segundo o Alerta Rio, na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), a formação de um sistema de baixa pressão no oceano deixará o tempo instável, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte entre na tarde/noite acompanhadas de raios. A precipitação poderá passar de 25 mm/h em pelo menos um ponto da cidade. As temperaturas apresentarão declínio acentuado e os ventos estarão moderados, ocasionalmente fortes (até 76km/h).

No sábado (20), instabilidades associadas ao deslocamento deste sistema de baixa pressão no oceano, influenciarão o tempo no Rio, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da manhã, acompanhadas de raios. O volume de água novamente poderá passar de 25 mm/h em pelo menos um ponto da cidade.

: Como o racismo ambiental associado às fortes chuvas afeta a população mais pobre do Rio de Janeiro

No domingo (21), ventos úmidos do oceano manterão o céu nublado a encoberto ao longo do dia, com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento. A precipitação poderá passar de 10mm/h em pelo menos um ponto da cidade.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse