Fim da Barbárie?

Israel x Hamas: acordo com trégua de dois meses e liberação de reféns estaria encaminhado, diz jornal

Por pausa nos ataques em Gaza, Hamas liberaria 100 reféns presos em 7 de outubro de 2023

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Família palestina descansa após sobreviver a um bombardeio israelense em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, e receber tratamento hospitalar - Mahmud Hams / AFP

Segundo o jornal The New York Times, os EUA estariam à frente de um processo de negociação entre Israel e o Hamas que pode determinar uma trégua de dois meses nos ataques israelenses contra a Faixa de Gaza. Em troca da pausa, os palestinos deveriam liberar 100 reféns.

Ainda de acordo com o diário nova iorquino, o acordo pode ser sacramentado em até duas semanas e uma reunião com representantes do governo de Israel e do Hamas deve acontecer em Paris, na França, neste domingo (28).

Os governos do Egito e do Qatar seriam os responsáveis pela negociação com os integrantes do Hamas. Do outro lado, o presidente dos EUA, Joe Biden, estaria pessoalmente negociando com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Em dezembro de 2023, houve uma trégua de sete dias no conflinto, após Israel liberar 230 presos políticos palestinos e o Hamas soltar 100 reféns israelenses, que foram detidos nos ataques de 7 de outubro do ano passado.

De acordo com o governo israelense, o Hamas ainda mantém em seu poder 130 reféns. Desses, seis seriam cidadãos estadunidenses. Porém, calculam as autoridades de Israel, 20 devem estar mortos.

Aiinda segundo o The New York Times, os governos envolvidos no processo de negociação acreditam que uma trégua de dois meses forçaria o fim da guerra contra os palestinos, já que não haveria um ambiente favorável para que Israel retome os ataques. Dessa forma, abriria espaço para que a diplomacia internacional agisse para colocar um fim à barbárie.

Edição: Nicolau Soares