ASSISTA

São Paulo: é possível 'recriar' a cidade que queremos?

Bem Viver na TV traz projeto que retoma a Praça das Bandeiras, centro da cidade, para pedestres e natureza.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Estudantes propõe para Praça da Bandeira, localizada no centro da capital paulista, uma área de conexão com a natureza. - Wikipédia

E se fosse possível criar e recriar a cidade que queremos? Pensar uma cidade acolhedora, que faça sentido e que respeite seus cidadãos. Um grupo de quatro estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) propôs um projeto de reforma do centro da capital paulista com o objetivo de retomar este espaço, sobretudo, para os pedestres. 

Na semana do aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo, o Bem Viver, programa do Brasil de Fato, está de volta! E nesta primeira edição inédita de 2024, mostra que é possível reconstruir o espaço urbano em que vivemos.

Denominado "A Praça Retomada", o projeto ganhou o concurso internacional "Estudantes reinventando cidades 2023", propondo para a Praça da Bandeira uma área de conexão com a natureza, fomento cultural e sobretudo acolhimento social.

A região liga importantes avenidas centrais de São Paulo, divide a região central entre Centro Velho, Centro Novo e o bairro do Bixiga e possui também diversas ocupações de moradia urbana. Historicamente é palco de manifestações políticas e culturais, como os atos do Dia do Trabalhador.

"Quando os alunos colocam 'a praça retomada' é a ideia de que ela é retomada para os pedestres, de que ela é retomada como praça, como espaço de lazer, como espaço de estar, que são coisas que se perderam. Então a Praça da Bandeira só chama Praça da Bandeira porque ela tem a bandeira lá que sobrou, mas ela virou um entroncamento rodoviário. Ela foi por muito pouco tempo praça. Então eu acho que a gente fala retomada, mas na verdade é uma recriação de uma coisa que talvez nunca tenha existido", pontua arquiteta e urbanista Ana Carmona foi uma das professoras responsáveis pelo projeto arquitetônico.

Criado por Anabella Akiko Tsai Miyanishi, Letícia Siqueira Campos Rebecca, Luiz Felipe de Lourenço Silveira e Melissa Grazielle de Araújo, o projeto desafia a cidade a repensar suas estruturas. O grupo se denominou Anhanga-ba-y, retomando o nome indígena do rio que passava pelo local e que hoje se encontra canalizado.

"Assim como São Paulo foi radical com esses rios e eles estão embaixo da terra e a gente tem todos esses carros passando por cima, a gente teve que ser radical no nosso projeto para tentar transmitir um pouco desse lugar que já existiu. Então, a gente teve esse eixo de trazer as águas para cima", explica Luiz Felipe.

"Esse é um projeto feito para estudantes pensarem em cidades melhores no futuro e, de fato, saírem da caixinha para a gente ter novas ideias de proposições para aqueles espaços. Como esse espaço pode ser repensado de uma forma um pouco mais livre", completa Letícia, que acrescenta. "Talvez a cidade seja sobre você se apropriar dela e ela fazer parte da sua casa, fazer parte da sua rotina, a cidade sendo parte da vida das pessoas."

E tem mais...

Momento Agroecológico traz o povo indígena Apurinã, que está plantando esperança e recuperando a floresta na capital do desmatamento da Amazônia.

Prepare as malas que vamos para Cuba, saber como foi o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano.

E tem Comida de Verdade com um delicioso arroz com lula de Curitiba (PR).

Quando e onde assistir 

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC  

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET.  

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET.  

:: Especialistas debatem sobre a importância da Assistência Social no contexto do desastre ::

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital.  

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.  

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.  

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.  

Sintonize   

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.   

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.   

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza